domingo, 25 de setembro de 2011

o nov plano diretor



Plano Diretor aumenta área para habitação social

São Bernardo será capaz de reduzir o déficit habitacional. Foto: Arquivo
São Bernardo será capaz de reduzir o déficit habitacional. Foto: Arquivo
Novo Plano Diretor de São Bernardo prevê moradias populares para áreas desocupadas ou mal utilizadas; ainda não há data para votação na Câmara

Para sanar o déficit habitacional que atinge mais de 107 mil famílias em São Bernardo, a Prefeitura separou mais de dois milhões de metros quadrados do município para as Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social), como prevê o novo Plano Diretor, encaminhado à Câmara na semana passada. Nessas áreas de Zeis, desocupadas ou mal utilizadas, a Administração do prefeito Luiz Marinho (PT) construirá habitações populares.

Ou seja, os espaços demarcados receberão, prioritariamente, HISs (Habitações de Interesse Social), voltadas para famílias com renda familiar mensal de até três salários mínimos, ou HMPs (Habitações de Mercado Popular), destinadas a famílias de três a dez mínimos mensais.

A reserva de áreas destinas à habitação de interesse social prevista na proposta de Marinho é superior ao Plano Diretor formulado em 2006, pela gestão do ex-prefeito e deputado federal William Dib (PSDB). À época, Dib destinou apenas 600 mil metros para as Zeis, sendo que pouco mais de 400 mil metros foram efetivamente aplicados em moradias populares.

Como boa parte destes terrenos é particular, a Administração oferecerá incentivos para construção ou venda das áreas. A atualização do Plano Diretor ainda não tem data para ser votada pela Câmara, já que uma audiência pública ainda deve ser realizada para debater a proposta.

Além dos dois milhões de m2 destinados a áreas desocupadas, as Zeis ainda incluem mais 265 áreas ocupadas por núcleos e loteamentos irregulares ou clandestinos, que necessitam de regularização fundiária. “A elaboração deste novo Plano Diretor é um ganho substancial para a nossa cidade na área da habitação. Após aprovado, São Bernardo será capaz de reduzir o déficit”, explica Paula Pollini, chefe da Divisão de Planejamento da Secretaria de Planejamento Urbano de São Bernardo.

Fonte:ABCD  Maior




Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Twitter








Nenhum comentário:

Postar um comentário