terça-feira, 26 de abril de 2016

ALVARENGA EM AÇÃO, abril de 2016
       
O Parque dos Químicos foi contemplado com uma pesquisa canteiro escola da FAU USP, um projeto piloto de mobilidade ecológica, os pesquisadores levaram quatro anos para desenvolver este projeto, de viela ecológica em parceria com a prefeitura de São Bernardo do campo, e a associação de moradores do parque dos Químicos,  foi uma grande conquista de todos nós. Após discutimos em reunião com os pesquisadores Karina, Chico, paula, Malu e os estudantes Pricila, Ana e juliano, contamos também com o professor Molina, além do Darcy , Juveni e Leo ambos moradores do bairro vizinho  jardim Nova America, e os moradores do Parque dos Químicos Gustavo,  Antonio e José. Chegamos a conclusão que seria viavel a viela na rua das cordilheiras por ter feira livre ao domingos tem um grande fluxo de pessoas e além da visibilidade pois vem pessoas de outros bairros.
No Brasil, segundo estimativas, cada pessoa produz entre 200 a 500 gramas de lixo por dia Se realizarmos uma distribuição por habitante/ano, cada brasileiro consome da seguinte forma: por ano 90 latas de bebidas, papel equivalente a 2 árvores , 107 garrafas  70 latas de alimentos, 45 kg de plástico, sendo metade desse peso correspondente a sobras de alimentos. Por esse motivo  nós moradores do bairro, devemos nos conscientizar e levarmos a sério o problema do lixo em nosso bairro.
A iniciativa da associação de moradores em conjunto com o pessoal do canteiro escola da FAU USP desenvolvem trabalhos aqui no sentido de colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, faça você também sua parte colocando seu lixo  nos dias marcados para que não se prolifere animais vetores de doenças além do mau cheiro. Você estará contribuindo com a sua saúde e com o meio ambiente. Os dias de coleta de lixo em nosso bairro é segunda, quarta e sexta, só colque o lixo na lixeira no dia em que estiver definido para o caminhão passar, colabore com seu bairro presevando a saúde de todos, doenças causada por lixo em lugar inadequado:
·         Tétano: doença grave causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium.
·         Hepatite A: doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que provoca  inflamação.
·         Cólera: Infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae, capaz de produzir uma toxina que causa diarreia, sua transmissão ocorre pela ingestão de água.
·         Febre tifóide: Doença infecciosa grave.
A prefeitura ressalta que o depósito irregular de lixos e entulhos em terrenos ou nas ruas e calçadas representa um  grande problema para toda a comunidade pois, além de ser crime ambiental, pode agravar ainda mais os desastres naturais ocasionados pelas enchentes e prejudicar a saúde das pessoas. A população tem que fazer a sua parte e é passível  de multas , ligue no 4366-3500, este telefone é da secretaria de serviços urbanos, lá se informe do ponto que receba entulho  mais próximo de sua residência, ou ligue na prefeitura municipal de São Bernardo  4348-1000 ou 0800-7708-156, obrigado por   colaborar com  o nosso bairro. Colabore com a coleta seletiva separando o lixo umído do reciclável, com isto você contribiu com outras famílias gerando  renda e protegendo o meio ambiente.

Código preve multa para  pedestres que desrespeita a lei de trânsito, são ensinamentos obrigatórios a motoristas no momento de  emetir  a CNH  carteira nacional de habilitação o artigo 44 do CTB Código de transito  brasileiro  deixa claro  que ao se aproximar do cruzamento o condutor deve  reduzir a velocidade o CTB prevê aos pedestres alguns  deveres onde nem sempre a preferência é dele, como o fato de aguardar na calçada quando ouvir a sirene de algum  veículo, quando o semáfaro que orienta estiver fechado indicando pela a luz vermelha, caso infrija algumas das  leis é passível de multa de 50% de uma infração leve R$26,60 os fiscais de transito estão autorizado a fazer atuação conforme a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário