O projeto
tem origem na Comunidade do Alvarenga que engloba os Bairros: Parque
Ideal I e II, Jardim Novo Horizonte, Jardim Ouro Verde, Jardim Nova América,
Parque dos Químicos e Jardim Cruzeiro do Sul.
O grupo
estabeleceu junto com a comunidade algumas metas de trabalho com base em
diagnóstico realizado. O resultado deste diagnóstico demonstrou que a
maior preocupação da comunidade era o esgoto a céu aberto e as fossas
constantemente cheias. A partir daí, elaborou-se um Projeto de Rede de Esgotos
para a Comunidade do Baixo Alvarenga, conhecida pelas autoridades como
Alvarenguinha, que se estende por toda a região. Com a construção de uma
Estação de Tratamento, Estação da ETE ABC, todo o esgoto do Alvarenga
seria tratado, considerando que partiria do Jardim Claudia, vem tudo por
gravidade, resolveria o problema com menos recursos e esta água tratada
voltaria à Represa Billings até 95% livre de impurezas.
Em uma consulta com a Dra Rosângela, promotora Ambiental, explicamos que
temos um sério problema em nossa Região que vem se agravando muito ultimamente.
Com a demora da Sabesp em fazer as Redes de Esgoto, os moradores têm
aproveitado os dias de chuva para esgotar suas fossas jogando todo o dejeto nas
guias levando toda a sujeira direto para a Represa Bilings. A
prefeitura não tem fiscalização para estas funções e nós moradores estamos
controlando na medida do possível. Solicitamos que a Prefeitura ou
a Sabesp mande carros adequados para esvaziar as fossas dos moradores sem
custos enquanto o esgoto não for concluído ou vamos perder o foco da
preservação da Represa Bilings. São 1.728 casas e, portanto 1.728 fossas.
Os moradores reclamam dos altos custos cobrados pelos caminhões que recolhem o
esgoto, nem todos têm como pagar os R$ 300,00 cobrados pelo caminhão.
Questionamos se podíamos abrir um processo contra a Sabesp para tentar resolver
mais este problema ambiental que é de todos nós.
O sistema
de saneamento, operado pela SABESP na região, compõe-se exclusivamente do
fornecimento parcial de água tratada. Quanto ao esgotamento sanitário em quase
toda região, inexiste qualquer sistema de coleta e destino dos dejetos.
Acreditamos
que as obras vão demorar bastante, considerando que a comunidade está
instalada em áreas de preservação ambiental, às margens da Represa
Billings, que é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da
Região Metropolitana de São Paulo. A oeste faz limite com a Bacia Hidrográfica
da Guarapiranga e, ao sul, com a serra do Mar. Seus principais Rios e Córregos
formadores de água são o Rio Grande ou Jurubatuba, Ribeirão Pires, Rio Pequeno,
Rio Pedra Branca, Rio Taquacetuba, Ribeirão Bororé, Ribeirão Cocaia, Ribeirão
Guacuri, Córrego Grota Funda e Córrego Alvarenga.
É de
fundamental importância haver, nos programas de implantação de sistema de
esgotamento sanitário, a participação dos beneficiários em todas as etapas do
empreendimento de forma a garantir, além da qualidade de vida da população, a
preservação do meio ambiente, a adesão ao serviço e a sua sustentabilidade por
meio do pagamento de tarifas e do uso adequado dos benefícios implantados.
Visando
comprometer e consolidar o sistema de esgotamento sanitário vamos
desenvolver o Projeto de Participação Popular e Educação Ambiental, que
compreende 4 etapas distintas:
(a) Preparação da equipe para atuação na área;
(b) Mobilização comunitária para adesão;
(c) Processo de educação sanitária e ambiental permanente;
(d) Consolidação das ações, sistematização e avaliação final.
As ações
desenvolvidas serão embasadas em uma metodologia dialética, buscando a efetiva
participação e organização dos grupos envolvidos, promovendo maior consciência
dos direitos e responsabilidades de cada morador frente aos problemas sociais,
ambientais e sanitários.
Benefícios
Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro
Melhora da
Saúde Pública
A expansão da rede
de esgoto reflete diretamente na
qualidade de vida das pessoas, melhorando significativamente a saúde pública. A
cada cinco (5) brasileiros, somente três (3) são atendidos pelo saneamento
básico, ou seja, o déficit ainda é muito grande, o que acaba impactando fortemente na área da saúde, pois de acordo com o meio onde vivemos, podemos contrair e transmitir
muitas doenças, inclusive doenças respiratórias, vermes e tantas outras. Portanto,
com o acesso a água potável, muitas doenças podem ser evitadas diminuindo assim
o custo com tratamentos.
Por ano, pelo menos 217 mil pessoas se afastam de seus postos de trabalho por adquirir problemas gastrintestinais provocados pela falta de saneamento. O resultado é a perda de 17 horas de trabalho a cada afastamento, o que gera um prejuízo de R$ 238 milhões em horas pagas e não trabalhadas. Isso sem falar dos óbitos. O custo para cada internação chega, em média, a R$ 350,00 sendo que, com a universalização do acesso à rede de esgoto, se economizaria R$ 745 milhões em pouco menos de duas décadas. O valor poderia ser investido em educação, por exemplo. Além do mais, se houvesse saneamento básico para todos, o número de internações seria reduzido em 25% e a mortalidade, em 65%.
Melhora na Produtividade e Remuneração
Por ano, pelo menos 217 mil pessoas se afastam de seus postos de trabalho por adquirir problemas gastrintestinais provocados pela falta de saneamento. O resultado é a perda de 17 horas de trabalho a cada afastamento, o que gera um prejuízo de R$ 238 milhões em horas pagas e não trabalhadas. Isso sem falar dos óbitos. O custo para cada internação chega, em média, a R$ 350,00 sendo que, com a universalização do acesso à rede de esgoto, se economizaria R$ 745 milhões em pouco menos de duas décadas. O valor poderia ser investido em educação, por exemplo. Além do mais, se houvesse saneamento básico para todos, o número de internações seria reduzido em 25% e a mortalidade, em 65%.
Melhora na Produtividade e Remuneração
Outra
questão importante que diz respeito ao acesso ao saneamento, é que também
impacta na remuneração. Com uma saúde mais adequada, o trabalhador falta menos,
aumenta sua produtividade em 13,3% e, conseqüentemente, sua renda na mesma
proporção. A estimativa é de que, com isso, haja uma elevação de 3,8% na massa
de salários, o que equivale a um aumento anual de R$ 41,5 bilhões.
Valorização dos Imóveis
Quando há tratamento de esgoto no local, os imóveis podem obter uma valorização de até 18% em seu preço. Este dado se aplica, principalmente, a moradias de menor rendimento, que pertencem a famílias que têm o imóvel como único patrimônio.
Outro
benefício do investimento na construção de esgotos é que parte do dinheiro
retorna para os cofres públicos em forma de IPTU (Imposto Predial e Territorial
Urbano) e ITBI (Imposto sobre Transferência de Bens Imóveis). Em longo prazo, o
aumento na arrecadação de impostos se torna proporcional ao novo valor do
imóvel.
Mesmo com estes dados animadores, os investimentos em esgotamento sanitário ainda precisam ser maiores – por volta de R$ 15 milhões por ano – para que, até 2025, haja uma universalização do acesso. Assim, a população poderá contar com uma melhor qualidade de vida e os impactos ambientais serão minimizados, já que, ainda hoje, boa parte do esgoto tem, como destino final, os mares brasileiros e no nosso caso na Represa Billings.
Perdas na
Rede de Distribuição e Soluções
O Brasil, conforme
pesquisa do Instituto Trata Brasil, desperdiçou em 2013, 6,53 bilhões de metros
cúbicos de água devido às perdas na rede de distribuição. Esse volume
representa 37% de toda a água distribuída e equivale a 6,5 vezes a capacidade
do Cantareira ou 7.154 piscinas olímpicas. Em termos financeiros, as
perdas na distribuição representam 39%, o equivalente a R$ 8 bilhões. O valor
representa 80% dos investimentos feitos em água e esgoto no período analisado.
O
levantamento, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de
2013, do Ministério das Cidades, mostra que a Região Norte é a que mais perde
água no processo de distribuição. Mais da metade (50,7%) da água usada no
abastecimento é desperdiçada em razão de vazamentos, falta de hidrômetros ou
ligações clandestinas. O estado do Amapá com uma população de 734,9 mil pessoas
é o campeão nacional de perdas, com índice de 76,54%. Em termos unitários, por
ligação ativa à rede de distribuição, o índice de perda é 2,7 mil litros/dia
por ligação. O estudo faz uma estimativa de redução das perdas para 2033,
considerando três cenários: otimista, base e conservador. Em uma
situação considerada otimista, o país chegaria com 15% naquele ano, uma redução
de 62%. Um cenário base propõe que as perdas na rede de distribuição de água
fiquem em 20% e uma posição conservadora sugere índice de 25%.
Se o país
alcançasse o cenário base, ao longo dos cinco primeiros anos, isso
representaria ganho financeiro de R$ 2,61 bilhões. Ao longo de 20 anos, o ganho
acumulado chegaria a R$ 26,73 bilhões, o que equivale, por exemplo, a 9% do
investimento estimado pelo Plano Nacional de Saneamento Básico até 2033 para
alcançar a universalização da água e esgoto.
O
instituto indica soluções que devem ser adotadas hoje para obter índices
menores de perda de água. Entre eles, estão: estabelecer contratos com
incentivos para a redução de perdas, gerenciar o desperdício, criar programas
para reduzir perdas sociais (ligações clandestinas), usar hidrômetros de maior
precisão e direcionar maior financiamentos para iniciativas que contribuam com
essa política.
Sabesp: saúde, qualidade de vida, total responsabilidade e respeito
aos consumidores, às comunidades e ao meio ambiente, sustentabilidade,
conforto, bem-estar, compromisso com as futuras
gerações, com a flora e fauna, compromisso com a vida e com o meio ambiente, a vida tratada com respeito.
É com slogans como estes que a
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo se apresenta ao Brasil
inteiro. Ela é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de
esgotos de 366 municípios do estado, entre os quais 39 estão na região
metropolitana, incluindo a capital. Mas, em época de estiagem, quem passa pelas
marginais do Tietê, Pinheiros ou Tamanduateí, jamais se esquece. Esses três
Rios que cortam a cidade que sedia a Sabesp, têm cheiro de esgoto, assim como a
maioria dos córregos de São Paulo. Frequentemente o bode expiatório é a
população pobre, que mora em favelas.
Dados em São Bernardo do Campo
Confira o índice de domicílios com e sem saneamento básico
e rede de coleta e tratamento de esgoto no município de São Bernardo
do Campo. A Pesquisa baseia-se no sistema de informação da atenção básica
(SIAB) que faz o cadastro das famílias.
· 57.6% da população contam com este serviço;
· 43.4% não têm este serviço.
EMAE
A EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A., tem suas
origens em 1899 com a fundação da The São Paulo Railway, Light and Power
Company Limited, em Toronto, Canadá, e com o decreto nº 3.349, assinado pelo
Presidente da República Campos Salles, foi autorizado o funcionamento da
empresa no Brasil. Entre os anos de 1924 e 1925, uma forte estiagem reduziu a
capacidade de vazão dos rios. São Paulo era palco de um rápido crescimento
industrial e, conseqüentemente, da demanda de eletricidade. A situação vivida
em 1924 provocou a redução de, aproximadamente, 30% do fornecimento de energia
elétrica. Ainda neste ano foram instaladas mais duas unidades na Usina Paula
Souza, elevando sua capacidade. Foi também construída em prazo recorde (sete
meses) a Usina Hidroelétrica de Rasgão, entre Pirapora e Cabreúva, que entrou
em operação em 1925. Atualmente a EMAE é detentora e operadora de um sistema
hidráulico e gerador de energia elétrica, localizado na Região Metropolitana de
São Paulo e Baixada Santista. Esse sistema é constituído de reservatórios,
canais, usinas e estruturas associadas. A EMAE é vinculada ao Governo do
Estado de São Paulo e encarregada de controlar o volume de água de vários
reservatórios especialmente a Represa Bilings.
Vantagens da
Preservação Ambiental e Criação da CETESB
Desde a
década de 1980, é fortalecido o conceito de que a preservação ambiental gera
lucros que vão muito além do cunho financeiro. O trabalho que levou (e ainda
leva) à otimização das atividades industriais é ainda mais antigo. Criada em
1968, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, atua no
licenciamento e no controle de atividades que são geradoras de poluição, dando
prioridade à preservação e à recuperação da qualidade da água, do ar e do solo.
O desperdício de água era praxe no passado. Hoje, a prática é outra. Além de
primar pela redução dos volumes de água consumidos pelas fábricas,
a atenção é igualmente voltada ao seu tratamento. A carga poluidora de
água das indústrias paulistas apresentou redução de 95% nos últimos anos. Entre
as prioridades da CETESB atualmente estão a expansão da municipalização do
licenciamento ambiental, o aumento do rol de empreendimentos que podem se
licenciar pela internet e a melhoria da infraestrutura das 56 agências da
Cetesb.
Gostaríamos de solicitar à CETESB que fiscalize
irregularidades graves como: Poluição dos principais Rios de São Paulo e
a Represa Billings que está recebendo grande quantidade de esgoto do Rio
Pinheiros.
A Represa Billings
A represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios da
região Metropolitana de São Paulo,
criada para armazenar água, acabou virando
depósito de lixo e esgoto com o crescimento desordenado da população.
Moradores
dizem que a Represa já diminuiu, a área hoje que é toda de manancial é
ocupada, onde seria proibido construir. Entretanto, muitos deles pagam
inclusive IPTU. A população vai se instalando, exibe seus carnes de IPTU
e dizem que estão legalizadas. Mas o fato de você pagar o imposto
não significa que você cumpriu a lei, no sentido de só ocupar aquilo que a
lei determina.
Em relação ao IPTU cobrado nas áreas de manancial, a Prefeitura de São Bernardo do Campo explicou que elas são de propriedades particulares. Ainda que a lei impeça o desmembramento para fins de registro de imóveis, ela permite o desmembramento para pagar tributos. Além disso, a Prefeitura não pode deixar de arrecadar os impostos e as taxas, inclusive dessas regiões, porque elas geram custos, serviços e necessidades de investimentos públicos.
Em relação ao IPTU cobrado nas áreas de manancial, a Prefeitura de São Bernardo do Campo explicou que elas são de propriedades particulares. Ainda que a lei impeça o desmembramento para fins de registro de imóveis, ela permite o desmembramento para pagar tributos. Além disso, a Prefeitura não pode deixar de arrecadar os impostos e as taxas, inclusive dessas regiões, porque elas geram custos, serviços e necessidades de investimentos públicos.
A Lei 11.445/2007
A Lei
11.445/2007, a qual esperamos que seja cumprida, diz em seu artigo
Art. 2º que os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base
nos seguintes princípios fundamentais:
I - universalização do acesso;
II- integralidade, compreendida
como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos
serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade
de suas necessidades;
III- abastecimento de água,
esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados
de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;
VI - articulação com as políticas de
desenvolvimento urbano e regional, de habitação, de combate à pobreza e de sua
erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante
interesse social voltadas para a melhoria da qualidade de vida, para as quais o
saneamento básico seja fator determinante.
Neste projeto de inciativa popular da Sociedade Civil Organizada envolvemos:
SABESP, Companhia
Metropolitana de Água e Esgoto, ligada a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo;
CETESB, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do
Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo;
EMAE, vinculada ao Governo do Estado de São Paulo encarregada de controlar o
volume de água de vários reservatórios especialmente aRepresa Bilings;
Assembleia
Legislativa do Estado de São Paulo, constitui
o Poder Legislativo Paulista, tendo como atribuições: legislar, fiscalizar,
controlar e investigar;
Prefeitura
de São Bernardo do Campo, uma
cidade para todos;
Câmara dos
Vereadores, poder legislativo de São Bernardo
do Campo;
Secretaria
de Serviços Urbanos de São Bernardo do Campo;
Secretaria
de Obras de São Bernardo do Campo;
Secretaria
de Habitação de São Bernardo do Campo;
Secretaria
de Meio Ambiente de São Bernardo do Campo;
Escola MOVA Parque dos
Químicos, Educandos e Educadora;
Sociedade Amigos do Parque dos
Químicos;
Sociedade Amigos do Parque
Ideal;
Associação dos Moradores Parque Ideal
II;
Associação dos Moradores do Jardim
Novo Horizonte;
Associação Jardim Ouro Verde;
Associação dos Moradores do
Jardim Nova América.
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