segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tarj Mahal

Taj Mahal encontra-se na Índia, na cidade de Agra, é um mausoléu e o mais bonito monumento desse país uma história de amor, foi construída entre o ano de 1630 e 1652, está classificado como patrimônio da humanidade, é uma das sete novas maravilhas.
A história romântica começa com um jovem príncipe chamado Kurram que aos 15 anos conheceu uma linda princesa por quem se apaixonou, reza a lenda que eles se cruzaram acidentalmente. Depois de uma longa espera de cinco anos onde em nem um momento eles puderam se ver eles se casaram no ano de 1612, na qual o imperador a rebaptizou de Mumtaz Mahal ou "A eleita do palácio". O Príncipe foi coroado em 1628 com o nome Shah Jahan, "O Rei do mundo" e governou em paz.
Mas o destino nos prega peças, Mumtaz morreu aos 39 em 1961, ao dar a luz ao seu 14° filho, o imperador ficou muito desgostoso, dizem que por 2 longos anos toda a corte chorou
não tinha musica, festas nenhum tipo de celebração especial houve nesse longo espaço de tempo.
Shah Jahan ordenou que se construísse um monumento sem igual mais de 22 mil homens trabalharam na obra, eles foram trazidos de vários lugares do Oriente, não se sabe ao certo quem foi o arquiteto, mas reuniram-se em Agra as maiores riquezas do mundo. O mármore fino e branco das pedreiras locais, Jade e cristal da China, Turquesa do Tibet, Lapis Lazulis do Afeganistão, Ágatas do Yemen, Safiras do Ceilão, Ametistas da Pérsia, Corais da Arábia Saudita, Quartzo dos Himalaias, Ambar do Oceano Índico. Surge assim o Taj Mahal. O seu nome é uma variação curta de Mumtaz Mahal o nome da mulher cuja a memória preserva. O nome "Taj" é de origem Persa, que significa Coroa. "Mahal" é arábico e significa lugar.
Taj Mahal é conhecido como a maior prova de amor do mundo, com inscrições retiradas do Alcorão. É incrustado com pedras semipreciosas, sua cúpula é costurada com fios de ouro.
Reza a lenda que o imperador queria fazer seu próprio mausoléu, seria do outro lado do rio muito mais deslumbrante, muito mais caro, todo em mármore preto, e depois ele ia fazer a união dos dois mausoléus através de uma ponte, mas seus sonhos não se realizaram, pois Shah Jahan foi deposto por um de seus filho antes do inicio da construção, o imperador foi encarcerado no seu palácio e, a partir dos seus alojamentos, contemplou a sua grande obra até à morte. O Taj Mahal foi, por fim, o refúgio eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal. Posteriormente, o imperador foi sepultado ao lado da sua esposa, sendo esta a única quebra na perfeita simetria de todo o complexo do Taj Mahal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário