domingo, 21 de abril de 2013

Câmara de São Bernardo tem placas sem nota fiscal  o jeito Brasileiro  Diário do Grande ABC

       
Do Diário do Grande ABC

     

Duas placas de mármore instaladas no novo prédio da Câmara de São Bernardo não possuem nota fiscal. A informação foi repassada pela secretaria administrativa da Casa ao munícipe Marcelo Sarti, que solicitou os documentos via Lei de Acesso à Informação.
Os materiais estão colocados à direita da escada rolante, logo na entrada da nova estrutura do Legislativo, idealizada pelo tucano Hiroyuki Minami, ex-presidente do Parlamento - hoje a Casa é comandada por Tião Mateus (PT). A placa maior indica os 21 vereadores da legislatura passada, com destaque para os componentes da mesa diretora, ao prefeito Luiz Marinho (PT) e ao vice Frank Aguiar (PTB).
A outra, de menor porte, possui referência aos parlamentares atuais e homenageia, na parte superior, a juíza eleitoral Ana Lúcia Siqueira de Figueiredo, titular da 174ª zona eleitoral de São Bernardo, que deu posse aos 28 vereadores, a Marinho e a Frank no dia 1º de janeiro.
Ana Lúcia foi a mesma juíza que julgou improcedente ação protocolada pelo Ministério Público Eleitoral contra Minami. A promotoria eleitoral acusava o tucano, vereador de cinco mandatos, de compra de voto pela participação em bingo promovido pelo grupo Sempre Mulher (do qual ele é um dos fundadores) em 1° de setembro, em plena campanha eleitoral. Ela não acatou a representação que poderia resultar na cassação do diploma e perda do mandato.
"Informamos que não constam dos registros desta secretaria quaisquer despesas com a instalação das placas indicadas na fotografia constante no requerimento do interessado", escreveu José Luis de Souza, secretário administrativo da Câmara, sobre o pedido do munícipe.
Na semana passada, Minami informou que as placas não tinham nota por serem reaproveitadas da antiga estrutura e foram instaladas como cortesia da empreiteira Ubiratan, responsável pela construção do anexo I da Casa. Na sexta-feira, procurado novamente para falar sobre os mármores com nome da juíza que o absolveu em janeiro, ele não retornou aos contatos do Diário.
OUTRAS PLACAS
Ao todo, Sarti solicitou nota fiscal de cinco placas comemorativas do anexo 1 e do novo plenário da Câmara de São Bernardo. A Casa divulgou valores de duas estruturas, uma em mármore (instalada em agosto de 2008) e outra em vidro (novembro de 2008). Ambas custaram quase R$ 8.000.
O objeto colocado à esquerda da escada rolante, na entrada do edifício, foi o reaproveitado do Legislativo anterior citado por Minami. Foi adquirido na gestão do ex-vereador Laurentino Hilário (hoje no PDT) e estampa os nomes dos parlamentares da quinta legislatura da cidade com data de janeiro de 1969, quando o município era administrado por Higino Baptista de Lima.
À direita, consta a lista da primeira legislatura empossada na Casa então inaugurada, que abrigou também a posse de Aldino Pinotti como prefeito de São Bernardo, em 1º de fevereiro de 1969.

Nenhum comentário:

Postar um comentário