segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Governo brasileiro construiu um milhão de casas de programa social

Governo brasileiro construiu um milhão de casas de programa social PDFImprimirE-Mail
Escrito por Bianka de Jesus

Imagen activa27 de agosto de 2012, 14:42Brasília, 27 ago (Prensa Latina) A presidenta brasileira, Dilma Rousseff, revelou hoje que o programa social Minha Casa Minha Vida já construiu um milhão de moradias e adiantou que até 2014 contratará a edificação de dois milhões 400 mais mil.

"Chegamos agora em agosto de 2012 à marca de um milhão de casas e apartamentos construídos por Minha Casa Minha Vida", apontou Rousseff em seu habitual programa radial das segundas-feiras Cafe com a presidenta, dedicado desta vez a esse projeto social que beneficia principalmente a famílias brasileiras de baixa renda.

A mandatária recordou que um milhão de moradias desse programa foram contratados durante a administração do ex-presidente Luiz Inácio Lula dá Silva (2003-2010) e agregou que em seu governo já foram projetadas 860 mil das duas milhões 400 mil previstas até 2014. Depois de indicar que esse plano garantirá que milhões de brasileiros cumpram o sonho da casa própria, Rousseff sustentou que investir em uma casa digna para a população é investir na proteção e a segurança da família.

"A casa própria contribui para que as famílias tenham uma vida melhor, para que as crianças e os jovens se sintam protegidos, para que os laços familiares e as amizades se desenvolvam, para que as famílias construam seu lar", sublinhou.

Ressaltou que até 2014 seu governo vai investir 150 mil milhões de reais, uns 75 mil milhões de dólares, no programa Minha Casa Minha Vida, o qual -explicou- atende a famílias de três faixas de renda diferentes.

A primeira, assinalou, é para aqueles núcleos que recebem até mil 600 reais -uns 800 dólares- ao mês, aos quais o governo lhes financia até 95 por cento do custo da moradia, pois o aluguel mensal por 10 anos para obter a propriedade não pode ser superior ao cinco por cento da renda mensal.

No segundo grupo, prosseguiu, estão as famílias que percebem até três mil 100 reais -mil 550 dólares- mensais, o governo apoia para reduzir os interesses e no pagamento do valor do seguro usado em casos de morte, invalidez ou quando o núcleo perde essa entrada monetária.

Para os núcleos que recebem até cinco mil reais -dois mil 500 dólares- o governo só apoia com o pagamento de uma parte do seguro mencionado no grupo anterior.

Exaltou que o programa beneficia também às pessoas que habitam em zonas de risco de deslaves, inundações ou outros desastres naturais, bem como move a roda da economia, pois para a edificação dessas casas é necessária uma série de materiais que aumentem a produção das fábricas e indústrias.

mh/ale/bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário