domingo, 12 de agosto de 2012

Veja pediu a Cachoeira que grampeasse deputado
Por: Julio Gardesani (julio@abcdmaior.com.b)

Carlos Cachoeira escoltado por policias federais; bicheiro tinha ajuda da Veja para emplacar negócios criminosos. Foto: Divulgação
Carlos Cachoeira escoltado por policias federais; bicheiro tinha ajuda da Veja para emplacar negócios criminosos. Foto: Divulgação
Diretor da revista Veja, Policarpo Júnior, será convocado a depor na CPI do Cachoeira
Relatório preparado pelo deputado federal Dr. Rosinha, do PT do Paraná, e que será apresentado à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Cachoeira na próxima terça-feira (14/08), coloca a revista Veja no centro das investigações que apuram o envolvimento do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, como Demóstenes Torres (ex-DEM), cassado no início de julho. Publicado pela revista Carta Capital em reportagem de Leandro Fortes, o documento trará anexado o pedido de convocação do diretor da sucursal da Veja em Brasília, Policarpo Júnior, à CPI.

A matéria reproduz algumas conversas interceptadas pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo entre o próprio Policarpo e o bicheiro. Em uma delas, o jornalista pede, sem delongas, que Cachoeira grampeie um deputado da base governista: “É o seguinte, não, eu queria te pedir uma dica. Como é que eu levanto umas ligações aí do deputado Jovair Arantes?”, pergunta Policarpo ao contraventor.

“Vamor ver, uai. Pra quando? Que dia?”, pergunta Cachoeira. E Policarpo responde: “De imediato. Com a turma da Conab”. A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é ligada ao Ministério da Agricultura. O resultado do grampo: algumas semanas após a interceptação do áudio, gravado em julho de 2011, a revista Veja publica matéria denunciando esquema de corrupção na Pasta. Um mês depois, o ministro Wagner Rossi (PMDB) é demitido.

Em troca de grampos, fotos, vídeos e informações privilegiadas do mundo político e empresarial ao jornalista, Cachoeira derrubava reportagens negativas ao esquema contraventor, diretamente com Policarpo. Além disso, cunhou a imagem de “guardião da moral e da ética” de Demóstenes juntamente com a revista, o designado pela quadrilha no Senado.
Chantagem

No final de julho, a mulher do bicheiro, Andressa Mendonça, foi detida, acusada de chantagear o juiz Alderico Rocha Santos, responsável pelas investigações sobre a organização criminosa supostamente liderada pelo contraventor. De acordo com o próprio juiz, Andressa o ameaçou e teria dito que possui um “dossiê” contra o magistrado, preparado por Policarpo Jr. Caso o juiz não emitisse o alvará de soltura de Cachoeira, o suposto documento seria publicado na revista.

Alderico Rocha Santos deu detalhes da possível chantagem: “Doutor, tenho algo muito bom para o senhor. O senhor conhece o Policarpo Jr.? O Carlos contratou o Policarpo para fazer um dossiê contra o senhor. Se o senhor soltar o Carlos, não vamos soltar o dossiê”, teria dito Andressa. O juiz respondeu que não tinha nada a temer. (Com informações da Carta Capital).
FONTE ABCDMAIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário