terça-feira, 5 de março de 2013

Presidente do Banco Mundial diz que sucesso do Brasil é crucial

RENATA AGOSTINI
DE BRASÍLIA

Em visita à Brasília, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, afirmou nesta terça-feira (5) que a instituição está confiante no crescimento do país e que acompanha com especial atenção o andamento dos programas sociais.

Para ele, o governo conseguiu implantar o "Santo Graal" no Brasil com investimentos que unem bem-estar social, educação e saúde, por meio de programas como Bolsa Família e Brasil Sem Miséria.

Fazenda e Banco Mundial estudam novo fundo de investimentos no Brasil
Marolinha" reduziu em 41% crescimento do Brasil
Para analistas, recuperação lenta preocupa e PIB de 2013 será menor que o previsto

Sergio Lima/Folhapress
O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim
O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim

Segundo Yong Kim, o caso brasileiro serve de argumento para o Banco Mundial em sua mensagem de que é preciso investir no longo prazo e no que classifica como "capital humano".

"O sucesso do Brasil é crucial para o sucesso do Banco Mundial. Sabemos que crescimento sem inclusão social pode criar instabilidade, como mostrou a Primavera Árabe. Estes programas [sociais do governo brasileiro] ligam os três setores e investem em capital humano para dar a base para o crescimento econômico. É algo extremamente difícil de fazer e o compromisso deste governo para consegui-lo tem sido extremamente impressionante", afirmou.

A visita de Yong Kim começou segunda-feira (4) em Salvador e terminará quarta-feira (6) no Rio de Janeiro.

Em Brasília, ele se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e tem agenda prevista com a presidente Dilma Rousseff.

O Banco Mundial estima que a economia brasileira crescerá 3,5% este ano. Em 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) avançou apenas 0,9%. Segundo Kim, boa parte da desaceleração vista no ano passado pode ser creditada a fatores externos, como a queda na demanda internacional.

"Entendemos o desapontamento, mas há muito de fator externo. Achamos que os investimentos que estão sendo feitos agora vão sedimentar o caminho do crescimento", disse. FONTE  FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário