domingo, 8 de março de 2015

08/03 – ENCONTRO SOBRE A FEIRA LIVRE NO PARQUE DOS QUÍMICOS

O Presidente do bairro, Gustavo, convida os moradores a sentarem-se e anuncia as autoridades presentes: Sr. prefeito Luís Marinho, o secretário de serviços urbanos Sr. Tarcísio Secoli, os vereadores José Cloves, Martins Martins, Tião Mateus , Marcos, Lula, Gilberto França, Toninho da Lanchonete, entre outros. Ele apresenta também lideranças da região, como o Mancha, Eraldo (Concidade), Dé, Amarildo, Orizilda, Seu Tião, Estela (MOVA), Marli, Toninho, Darci, Valfrido, Gilvan, Ozano, e membros da Sociedade Amigos de Bairro, como, Antônio, Lia, Iraci, Juarez, entre outros e o responsável pelas feiras livres no município de São Bernardo do Campo, o Sr. João.
A Secretaria da Sociedade Amigos do Parque dos Químicos, Sra. Lia,  informa que seus alunos do MOVA colheram as assinaturas para reinvindicação da feira livre e agradece a presença das autoridades presentes.
O Sr. Prefeito Luís Marinho, parabeniza todos os envolvidos no projeto da feira livre e pediu a valorização dos vereadores, do parlamento e parabeniza as mulheres pelo dia Internacional da Mulher que nasceu pela busca da igualdade e por melhores condições de vida.
“O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher" (www.portaldafamilia.com.br).
O prefeito falou ainda sobre a Lei Maria da Penha, lei número 11.340, sancionada pelo Ex. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de agosto de 2006 e que entrou em vigor no dia 22 de setembro de 2006 (www.wikipedia.org.br), que protege as mulheres contra a violência e pediu para a população refletir sobre o preconceito incrustado na maioria das pessoas.
O Prefeito cita as melhorias ocorridas na região – gestão de cidades -  como o asfalto, as guias e sarjetas,  e os projetos que estão em andamento , como o Céu do Alvarenga, uma estrutura voltada para as crianças e adolescentes, e os que estão sendo planejados,   como o corredor da estrada dos Alvarengas que está previsto para ser finalizado até o final do seu mandato , que será em 2016. Parabenizou os responsáveis pelo MOVA e pelo EJA, por ajudar as pessoas que não tiveram condições de estudarem quando eram crianças, pois ele mesmo andava 7km para chegar a escola, e deseja que em breve as crianças não precisem pegar ônibus para estudarem, mesmo sendo os gratuitos da prefeitura, mas que tenham escolas próximas a suas casas, podendo interagir mais com seus colegas no dia a dia. Sobre o abaixo assinado que foi feito pelos moradores para criação da feira livre, o prefeito  diz que o que garante a qualidade da feira é a procura da população, o que não está ocorrendo no Las Palmas.
Por fim, pede para sonharmos juntos e participarmos mais do dia a dia do município, que precisamos entender que não depende apenas dele a criação e aprovação de projetos, mas também da população e dos vereadores.
Uma moradora pede uma praça para as crianças e ele lembra sobre o projeto do Céu e que esse ano não estão sendo feitos novos projetos, por ser um ano de prestação de contas, mas que poderá ser solicitado em 2016, pois haverá deliberações.
O Vereador Toninho da Lanchonete parabeniza as mulheres pelo seu dia e agradece a presença das lideranças.
Informa que no final do mês, 29 de março, será o aniversário de 90 anos da Represa Billings, e sobre como fica inconformado com o bombeamento do esgoto do Rio Pinheiros para nossa represa, e que no dia 16 de abril de 2015 haverá uma manifestação no Palácio do Governo, com ônibus saindo do campinho do Parque Ideal (horário a ser definido), onde será cobrado da SABESP a criação da rede de esgoto em nossa região, uma vez que pagamos por ela  e cobrar o coletor tronco para as áreas de mananciais, com o esgoto a ser tratado em São Caetano (ETI ABC),  cobrará mais segurança para a  região, a reforma da Escola Estadual Domingos Peixoto e  a criação da segunda balsa no Riacho Grande.
O Vereador José Cloves, convidou os presentes para a Palestra  sobre a  Represa Billings – crise hídrica -  na Câmara (Plenarinho) dia 12 de março de 2015 as 19h, que será ministrada pelo Concidade, entidade que agrupa todos os conselhos da cidade.
A Secretária e educadora da Sociedade Amigos do Parque dos Químicos, Lia, convida as pessoas a participarem do MOVA e agradece mais uma vez a seus alunos por coletarem as assinaturas dos moradores para reinvindicação da feira livre.
O Líder Comunitário Amarildo agradece as autoridades presentes, parabeniza as mulheres pelo seu dia e diz que acredita que o projeto da feira livre no Parque dos Químicos dará certo.
O Vereador Tião Mateus pede para que a população dê mais crédito aos seus políticos, pois eles trabalham muito para melhorar a cidade, mas alguns meios comunicação, como a Rede Globo, divulga apenas coisas ruins, e esquece das coisas boas. Ele fala ainda sobre a implantação do Passe Livre em São Bernardo do Campo, que atenderá 300.000 estudantes de escolas estaduais, municipais, PRONATEC, PROUNI, sendo uma reinvindicação do PT e dos partidos aliados, e será subsidiado pela prefeitura. O estudante retirará um formulário na Rede Fácil, preencherá, carimbará na escola e levará ao Posto do Cartão Legal, para emissão do cartão de ônibus.
O Secretário de Serviços Urbanos Tarcísio Secoli diz que precisamos de pessoas que estejam do nosso lado, que possam nos ajudar. Agradeceu aos vereadores, agradeceu ao Gustavo e todas as pessoas da Sociedade Amigos do Parque dos Químicos, ao EJA e ao MOVA que ajudam pessoas a ler e escrever. Ele falou ainda sobre a represa, e que a SABESP tem obrigação de tratar todos os esgotos, e com a queda de arrecadação por conta da economia de água (crise hídrica), a construção de redes de esgotos será adiada mais uma vez, já que  SABESP não lucrará tanto esse ano.
O Secretário pediu para que procuremos conhecer quem são os responsáveis por cada esfera do governo, para que possamos saber a quem cobrar e quem está fazendo ou não seu trabalho. Ele diz que o nosso Governador despeja o esgoto do Rio Pinheiros na Represa Billings, o que havia sido proibido em 1988 após muita luta, mas que voltou a ocorrer agora e que a SABESP além de não criar rede de esgotos, em muitos lugares é feito a coleta, mas depois o esgoto é despejado na represa e quem acusado pela poluição são as pessoas que moram próximas a represa.
Ele ainda falou sobre discriminação que a nossa Presidente está sofrendo, por parte de alguns manifestantes que não conhecem o trabalho que está sendo feito, e pedindo intervenção militar, que só quem viveu sabe como foi ruim. Falou sobre os buracos em nossas estradas, pedindo desculpas, pois houve problemas com a empresa responsável pela manutenção das ruas, que está e recuperação judicial, mas que está sendo escolhida uma nova empresa para substituí-la. Pediu para que sejamos coerentes e que não esqueçamos que foi o PT que lutou para que as pessoas não fossem despejadas de suas casas nos anos 90.
E para finalizar o Secretário apresentou o Sr. João, que é responsável pelas feiras livres no município de São Bernardo do Campo e informou que para pessoa ter uma barraca na feira, precisa pedir autorização na Rede Fácil. A feira estará funcionando a partir do dia 22 de março de 2015 na rua das Oliveiras e pediu para o Sr. Amarildo fazer a divulgação de nossa feira livre na rádio 87,5 FM, que traz notícias da região.












Nenhum comentário:

Postar um comentário