quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Com atrasos de três anos, São Bernardo deve começar obras de corredor e terminal de ônibus


sbc trans
Ônibus em São Bernardo do Campo. Após atrasos, prefeitura inicia obras de mobilidade.
Construção do Terminal Alves Dias e do Corredor Alvarenga tem início neste ano e obras devem ser entregues em 2016
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, anunciou que vai começar neste ano duas obras de mobilidade urbana: o Terminal Alves Dias, entre a estrada dos Alvarengas e avenida Café Filho, e o corredor de ônibus Alvarenga.
As intervenções fazem parte do pacote de 12 corredores de ônibus anunciados pela prefeitura há três anos, em 2012, e que deveriam ter sido concluídos em 2014.
Neste domingo, 18 de outubro de 2015, o prefeito Luiz Marinho assina a ordem de serviço para a construção do terminal, que terá área de 10 mil metros quadrados. A previsão é de que as obras sejam entregues em 10 meses.
Em novembro deve começar a construção do Corredor Alvarenga, que vai sair deste terminal e seguir pela estrada dos Alvarengas, avenida Robert Kennedy até a região da Avenida Piraporinha, dando acesso para o município vizinho: Diadema. O corredor deve ter 3,6 quilômetros de extensão e as obras serão concluídas até 2016 também. O tempo de viagem que hoje é em torno de 35 minutos deve cair para 15 minutos com o espaço para os ônibus.
Ambas obras vão custar em torno de R$ 70 milhões e contam com financiamentos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Ainda não há previsão de data confirmada para a conclusão dos demais corredores, inclusive para o Corredor Leste-Oeste de São Bernardo do Campo, considerado o mais importante. Com 13 quilômetros de extensão, vai desde o km 22 da rodovia dos Imigrantes, perto do limite com Diadema, até a Praça dos Bombeiros, passando pela estrada Samuel Aizemberg, passando pela avenida José Odorizzi, viaduto Tereza Delta, avenidas Francisco Prestes Maia e Tiradentes.
Apenas neste ano é que a prefeitura começou o viaduto Praça dos Bombeiros que vai transpor a ligação das avenidas Rotary e Luiz Pequini. A obra deve dar viabilidade para o corredor prometido para 2014 e vai durar até 2016.
O corredor Leste-Oeste de São Bernardo do Campo deve custar R$ 419 milhões, sendo que R$ 247 são provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento com a seguinte divisão: R$ 165 milhões liberados por financiamentos e R$ 82 milhões provenientes do Orçamento Geral da União. A contrapartida do município é de R$ 172 milhões.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Um comentário:

  1. uma obra importante mas nós moradores do grande Alvarenga preferia a construção tenha o inicio na divisa de Diadema

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