terça-feira, 21 de abril de 2015






  • Zeynep M Saygin/McGovern Institute/Wellcome Images
    Ressonância magnética de fibras de nervos no cérebro de um adulto saudável
    Ressonância magnética de fibras de nervos no cérebro de um adulto saudável
Um estudo identificou as regiões do cérebro humano que geram estratégias e movimentos de ataque e defesa de uma pessoa, segundo publica nesta segunda-feira a revista "Nature".

Os cientistas descobriram que as decisões estratégicas são tomadas anteriormente à execução dos movimentos, o que aprofunda na ideia de que o ser humano elege primeiro uma estratégia e depois executa uma ação particular.

Para isso, uma equipe de pesquisadores liderada por Keiji Tanaka, do Instituto Riken Brain Science do Japão, analisou a atividade cerebral de 17 jogadores de shogi, um jogo conhecido como xadrez japonês, perante diferentes situações de uma partida.

Os pesquisadores utilizaram uma ressonância magnética para controlar a atividade cerebral dos jogadores de shogi e identificaram as regiões do cérebro humano que geram as estratégias e os movimentos de defesa e ataque do ser humano.

Concretamente, os cientistas descobriram que as estratégias de ataque se localizam na região do cérebro conhecida como crosta cingulada posterior (PCC), enquanto as estratégias de defesa se situam na crosta cingulada anterior rostral (rACC).

Além disso, a informação coletada sugere que a seleção de uma estratégia é realiza na crosta dorsolateral pré-frontal (dlPFC).

Embora no passado já haviam sido realizado vários estudos no mesmo campo de tomada de decisões, o presente distingue com clareza as estratégias geradas no cérebro.

Os pesquisadores sugerem que esta descoberta poderia proporcionar novas ideias e abrir novos caminhos para estudar qual é o procedimento que os seres humanos seguem para tomar decisões complexas.
Ampliar


Conheça alguns mitos e verdades sobre o cérebro22 fotos

13 / 22
Quem usa bem o lado esquerdo do cérebro é bom em matemática. MITO: matemática é uma ciência complexa. O lado esquerdo do cérebro é mais ativado em cálculos e no raciocínio lógico sequencial, muito usado nesta matéria. O lado direito, por outro lado, é acionado na função viso-espacial e na percepção e interpretação de formas, habilidades empregadas na geometria. "Dessa maneira, para ser bom em matemática é fundamental estar com os dois hemisférios afiados", defende o neurologista Leandro Teles. O neurocirurgião Antonio Salles concorda e acrescenta que a matéria requer o lógico (lado esquerdo) e o abstrato (lado direito). "Estudos mostram que aqueles com cérebro direito dominante são superiores em trigonometria e visão tridimensional, enquanto os que apresentam o lado esquerdo desenvolvido parecem ser ótimos em álgebra. Assim, a integração de ambos é necessária para se destacar na disciplina" Leia mais SXC.hu
Leia mais em: http://zip.net/bfq6tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário