domingo, 12 de abril de 2015

Negócios inovadores surgem de novos modelos mentais
7 de abril de 2015 às 20:13

Lide Mulher Santa Catarina reúne pouc mais de 20 empresárias para palestra com a consultora organizacional Maria Augusta Orofino. Foto: Fernando Willadino / Divulgação
Lide Mulher Santa Catarina reúne pouc mais de 20 empresárias para palestra com a consultora organizacional Maria Augusta Orofino. Foto: Fernando Willadino / Divulgação
 FONTE Giovana Kindlein 
“As empresas inovadoras desenvolvem soluções com conhecimento embutido, agregam valor percebido pelo cliente e principalmente atendem necessidades não-resolvidas”, disse em Florianópolis, na noite de terça-feira, a consultora organizacional Maria Augusta Orofino, especialista no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores e em design thinking no Brasil para pouco mais de 20 empresárias associadas ao Lide Mulher Santa Catarina, entre elas, Tina Bauer, Moniki Werner, Anaía Brognoli, Flávia Bitencourt, Flavia dos Anjos e Ana Paula Bornhausen.
Guta Orofino citou casos de empresas muito inovadoras como as que investem no produto, como tapete de garrafas pet ou copos de cana de açúcar. “Consideramos que a inovação é um fenômeno social que acontece dentro de uma rede de valores”, disse, porém, complementou: “A inovação é evidente quando ela está no produto, mas um novo tipo está surgindo com a inovação nos serviços”.
Mestre em gestão do conhecimento, Guta falou sobre a importância da mudança do modelo mental. Segundo ela, uma nova modalidade está surgindo com inovação nos serviços. “Até um ano atrás, o Ministério de Ciência e Tecnologia só considerava a inovação tecnológica de produto. Inovação em serviço ou design de serviços é um assunto bem novo no mundo e é quando dou condição e crio possibilidades e novas formas de aumentar o poder de agir das pessoas e das organizações”, explicou.
A reunião foi promovida pela diretora do Lide Mulher no Estado, Fernanda Bornhausen Sá, na Sala do Pensamento, espaço dedicado a reuniões e bate-papos entre empresários no Lide. “O design thinking está crescendo, gerando impactos de mudança, e este encontro foi justamente para discutir essas questões atuais. Florianópolis tem muito espaço aberto para a inovação”, disse. O próximo encontro está marcado para o dia 19 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário