terça-feira, 3 de julho de 2012

ANS pode suspender 40 planos de saúde do país após receber queixas

ANS pode suspender 40 planos de saúde do país após receber queixas


ANS pode suspender 40 planos de saúde do país após receber queixas thumbnail Monitoramento é feito a cada três meses, e desta vez se baseou em 4.682 reclamações feitas por usuários. Quarenta operadoras se encaixam no critério de suspensão.
Da Redação redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS divulgou nesta terça-feira, dia 03, o resultado de uma pesquisa feita entre 19 de março e 18 de junho para acompanhar o cumprimento dos prazos máximos de atendimento pelos planos de saúde do país.
Quarenta operadoras se encaixam no critério de suspensão das atividades. A agência faz esse monitoramento a cada três meses, e desta vez se baseou em 4.682 reclamações feitas por usuários. Das 1.016 empresas médico-hospitalares em atividade no Brasil, 162 receberam pelo menos uma queixa. Destas, 82 ficaram acima da média de reclamações, considerando o porte e o tipo de atenção prestada. Entre as 370 operadoras odontológicas, duas tiveram problemas.
A ANS constatou que 105 planos apresentaram queixas em dois períodos de avaliação. Assim que efetivadas as suspensões, as medidas administrativas serão divulgadas para as operadoras e, em seguida, para o público em geral.
As operadoras de saúde que não cumprem os prazos definidos pela ANS estão sujeitas a multas de R$ 80 mil ou R$ 100 mil, para situações de urgência e emergência. Em caso de descumprimentos constantes, os planos podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou de todos os seus produtos e até a possibilidade de afastamento dos dirigentes.
O consumidor deve prestar atenção. Após tentar agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados e não obter sucesso dentro do prazo máximo previsto deve entrar em contato com a operadora para uma alternativa. Nesse contato, a pessoa deve anotar o número de protocolo, que servirá como comprovante da solicitação.
Se a operadora não oferecer solução, o consumidor deverá, tendo em mãos o número do protocolo, fazer a denúncia à ANS por meio de um dos canais de atendimento, ANS (telefone 0800 701 9656), Central de Relacionamento no site da agência, ou ainda presencialmente, em um dos 12 núcleos da ANS nas principais capitais brasilero Fonte IG

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