1982
Em frente à Assembleia Legislativa de SP
Enviada por Miriam Carabetti
Em frente à Assembleia Legislativa de SP
Enviada por Miriam Carabetti
- “[…] Em 1989, realizou-se a primeira eleição direta para presidente desde o golpe militar de 1964. Lula se candidatou a presidente e ficou em segundo lugar. No segundo turno Fernando Collor de Mello, candidato do PRN, primeiro colocado no turno inicial das eleições, recebeu apoio dos meios de comunicação e empresários, uma vez que estes se sentiam intimidados ante a perspectiva do ex-sindicalista, radical e alinhado às teses de esquerda chegar à presidência, é eleito presidente.28 .
A campanha de Fernando Collor no segundo turno foi fértil em práticas tidas, na época, por moralmente duvidosas, e que combinavam preconceitos políticos e sociais: Lula foi identificado como um trânsfuga do comunismo, a quem a queda do Muro de Berlim havia transformado em anacronismo, e seus atos político-eleitorais (comícios, passeatas) foram descritos com conotações desmoralizantes (segundo o acadêmico Bernardo Kucinski tal teria sido facilitado pela infiltração de agentes provocadores de Collor nos comícios do PT32 ). Collor acusou ainda Lula de desejar sequestrar ativos financeiros de particulares (o que a equipe econômica do futuro governo Collor fez após sua eleição).33
Articulistas da grande imprensa pronunciaram-se de forma indecorosa sobre Lula: o comentarista Paulo Francis o chamou de "ralé", "besta quadrada" e disse que se ele chegasse ao poder, o país viraria uma "grande bosta". Além disso, uma antiga namorada de Lula, Míriam Cordeiro, com a qual ele teve uma filha, surgiu na propaganda televisiva de Collor durante o segundo turno das eleições para acusar seu ex-namorado de "racista" e de ter lhe proposto abortar a filha que tiveram34.
O PSDB, hoje maior rival eleitoral do PT, na época declarou apoio oficial a Lula no segundo turno. O candidato tucano, Mário Covas, que havia ficado em 4º lugar naquela eleição, subiu em palanques ao lado de Lula em defesa da candidatura petista.35
Às vésperas da eleição, a Rede Globo promoveu um debate final entre ambos os candidatos e, no dia seguinte, levou ao ar uma versão editada do programa em sua exibição no Jornal Nacional. O então diretor do Gallup Carlos Eduardo Matheus, entre outros, sustentou que a edição foi favorável a Collor e teria influenciado o eleitorado33 (fato este admitido mais tarde por várias memórias de participantes do evento, mostrado no documentário Beyond Citizen Kane). A eleição propriamente dita comportou ainda a alegada manipulação política do sequestro do empresário do setor de supermercados Abílio Diniz, que, libertado de seu cativeiro no dia da eleição, seus sequestradores foram apresentados pela polícia vestindo camisetas do PT (aberto inquérito para apurar se coube à polícia vestir os criminosos, foi dois anos depois arquivado por falta de provas).34 36 37 […]” Fonte: Wikipédia online - O ex presidente LULA ao se referir a GRANDE MIDIA GOLPISTA- PORCA – SONEGADORA- VENDILHONA e ENTREGUISTA , que acobertam e esquecem...
Que durante o governo de DIREITA do PSDB ou FHC, todas as situações criadas por este governo ENTREGUISTA e de DIREITA , que somente favoreceu a DIREITA GOLPISTA.
Fez a maioria da população passar por situações terríveis, com PIB insignificantes, inflação estratosféricas sem nenhum controle, nosso povo tratado como VIRAS LATAS.
LULA disse esta situação do Brasil ter o PIB projetado de apenas 2 % ou 3% não mede nada o nosso gigantismo, o nosso poder.
Não mede as nossas reservas de petróleo, a nossa industria naval, a nossa industria, a nossa aeronáutica.
A nossa capacidade de produzir alimentos...
As nossas 300 milhas de mar adentro em quase 9000 km de praias e oceanos.
Querem entregar o nosso Petróleo,as nossas reservas, o pré sal , a Petrobrás, como fizeram com mais de 160 empresas que ao povo pertencia .
FHC/PSDB é o único presidente da América Latina que privatizou o patrimônio público que AINDA esta solto ,
Querem continuar entregando o nosso País para os GRINGOS.
SE CUIDEM destas pessoas e políticos, canalhas, entreguistas, vendilhões ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário