sábado, 9 de agosto de 2014


Categoria relacionada: Saúde da coluna.
É natural que com o envelhecimento ocorram limitações funcionais devido à diminuição da densidade mineral óssea, da força e da massa muscular, porém existem evidências claras que, com estímulos adequados, os músculos dos idosos se tornam tão resistentes aos exercícios quanto os músculos dos mais jovens, e que os idosos dentro da sala de Pilates apresentam ganhos de força muscular considerável, desde que sejam treinados adequadamente.
 equilibrio-terceira-idade
Melhora da função ao caminhar
A capacidade em realizar diferentes movimentos da vida diária, principalmente a marcha, e melhorar a aptidão física é determinada pelo fortalecimento muscular adequado juntamente com a mobilidade articular que diminui o aparecimento de artrose, melhora da lubrificação articular e controle de possíveis dores.

Dor nas costas incapacitante no idoso
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 80% da população sofrerá pelo menos uma vez na vida algum episódio de dor nas costas, podendo ter como diagnóstico: protrusão discal, hérnia de disco, lombalgia, discopatia degenerativa, artrose, dentre outros.
Esse resultado é decorrência da falta de exercícios físicos específicos, posturas inadequadas e fraqueza muscular que causam instabilidade e dor na coluna vertebral, principalmente na região lombar e cervical.
Os exercícios de Pilates para idosos de ambos os sexos, apresentam uma importante contribuição no fortalecimento de musculaturas que protegem a coluna vertebral, como o transverso do abdômen, multífidos e paravertebrais que auxiliam numa melhor estabilidade da coluna vertebral e consequentemente reduzem as dores nas costas. Em consequência disso, a postura é melhorada, trazendo melhor alinhamento corporal, o que proporciona maior segurança no caminhar.

Prevenção de quedas
Os exercícios do método Pilates oferecem outras vantagens incluindo mobilidade na coluna vertebral e articulações, melhora da propriocepção, equilíbrio e treinamento de coordenação. Idosos que incluírem exercícios baseados no método Pilates serão beneficiados na realização de suas atividades diárias, com segurança nos movimentos, maior percepção do corpo, melhor sustentação dos membros e assim, prevenir instabilidades que levam às quedas.

Outros benefícios
Com a prática do Pilates, é possível obter um progresso de força muscular para prevenção problemas na coluna, tornando uma peça fundamental no pós-tratamento para coluna vertebral, além de manter os ossos mais fortes reduzindo os riscos de osteoporose, quedas e fraturas.
Outros benefícios que o Instituto New Pilates traz para a terceira idade é a conscientização postural junto à prática de exercícios físicos específicos associados ao equilíbrio, concentração e mobilidade articular encorajando-os a realizarem movimentos livres desde os mais simples até os mais complexos.
aula-experimental


O diferencial do Instituto New Pilates
O Instituto New Pilates trabalha auxiliando no pós tratamento de problemas como dor lombar, dor cervical, discopatia degenerativa e até mesmo hérnia de disco, através da conscientização da contração dos músculos que protegem a coluna vertebral evitando, assim, novos episódios de dor nas costas e garantindo uma melhor qualidade de vida.
Os benefícios do Pilates são inúmeros, entretanto é importante que o paciente esteja sempre atento ao profissional que irá acompanhá-lo, se este tem domínio sobre o assunto e se está sempre orientando no que diz respeito à qualidade e execução dos movimentos durante o atendimento, mantendo sempre um cuidado com a coluna do paciente. Por isso, o Instituto New Pilates mantém sua qualidade oferecendo profissionais qualificados e bem preparados para receber pacientes oriundos dos diversos tratamentos para a coluna vertebral.
end-studios


Nenhum comentário:

Postar um comentário