Brasil
O estado brasileiro é
grande
Como
funciona a maquina brasileira, presidente, vice presidente
39 ministros , 27 governadores mais 27 vice governadores , 81 senadores, 513
deputados federais 1.059 deputados estaduais, 5.561 prefeitos mais 5.561 vice
prefeitos sem falar nos secretário dos
estados e dos municípios e os comissionados que é chamados cargos de confiança do executivo,
53. 817 vereadores , era mais de
60 mil, até 2.002 mas o TSE interpretou
a lei e reduzir o número uma média de 10
munícipio eu não se você sabe! se todo mundos
sabem, mais de 181 pais mundo a fora, o Brasil e´ o único onde vereador recebe para trabalhar. E que não esqueça os beneficio que seus
assessores rebem , cidades que não tem corpo de bombeiro transporte publico ,
posto de saúde , delegacia de policia
mas tem câmara de vereadores ,com
uma estrutura razoável . veja a seguir Vereador remunerado é minoria no mundo
Em vez de legisladores pagos com dinheiro público,
grande parte dos países tem conselhos de cidadãos, formados por representantes
das comunidades, que não recebem salário pela atividade. O cargo de vereador é,
praticamente, uma exclusividade da legislação brasileira. Na grande maioria dos
países, a figura do legislador municipal inexiste. Em seu lugar, há os chamados
“conselhos de cidadãos”, formados por representantes das comunidades e bairros,
que geralmente trabalham sem remuneração ou ônus para os cofres públicos. Os
conselheiros são escolhidos pela própria população e costumam reunir-se
periodicamente para discutir temas relativos à cidade, numa pauta equivalente à
que é cumprida pelos vereadores no Brasil, No entanto, nenhum deles sobrevive
da política e sim das suas atividades profissionais. As reuniões acontecem em
auditórios públicos, sem a estrutura física de uma Câmara Municipal, nem
funcionários ou servidores comissionados à disposição. De acordo com o advogado
José Paulo Cavalcanti – estudioso das Constituições dos países –, o formato do
Legislativo brasileiro é único. Ele explica que são poucos os países com
estrutura federativa equivalente à do Brasil. Na maioria, não existe a figura
do município. São províncias, condados e cidades, vinculados diretamente ao
poder central. “Como não há remuneração, o número de conselheiros é maior e as
comunidades ficam melhor representadas”, avalia. Até meados de 1977, o trabalho
dos vereadores no Brasil não era remunerado, à exceção das Câmaras das capitais
e de cidades com mais de 500 mil habitantes. Após o Pacote de Abril – conjunto
de leis outorgado pelo presidente-general Ernesto Geisel em abril de 77,
visando evitar o avanço da oposição ao regime – todos passaram a receber
vencimentos, calculados num limite de até 75% dos salários dos deputados
estaduais, que, por sua vez, representam 75% do que recebe um deputado federal.
Segundo
José Paulo, em alguns países – como Portugal – ainda se costuma pagar um jetom
por sessão aos conselheiros, para repor o dia de trabalho que deixam de cumprir
nas suas profissões. Mas as vantagens param por aí. Tirar dinheiro da saúde, da educação, para
pagar vereadores, não existe. São 5% do orçamento do município, que destina 10%
à saúde. Não seria melhor que a saúde tivesse 15% e não existissem
vereadores?”, questiona José Paulo A advogada Rachel Farhi, ex-procuradora do
Estado do Rio de Janeiro e chefe da área jurídica do Instituto Brasileiro de
Administração Municipal (Ibam), salienta, por sua vez, que extinguir a
remuneração dos vereadores é inconstitucional. “Antigamente, o exercício da
vereança era meramente honorífico. Mas é deste subsídio que o vereador tem seu
sustento”, afirma Rachel. Para ela, o que se configura como irregular é a
adição das verbas indenizatórias aos salários dos vereadores. O vereador tem
que financiar as despesas com alimentação, por exemplo, com os seus próprios
recursos. A verba indenizatória deve ser gasta com despesas inerentes ao cargo
e não para auferir vantagem pessoal”. “ Outro assunto que Rachel
Farhid discute é a vinculação dos subsídios nas Câmaras aos salários de
deputados. “A lei fala em limite, teto. Isso significa que não necessariamente
o vereador tem que ganhar o teto. Não significa que tem que ser igual ao
limite. Até porque vincular a remuneração do vereador à do deputado é também
inconstitucional. São unidades orçamentárias distintas, de entes da federação
também distintos.
Fonte Jornal do comercio
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