Meu Deus! Todo ano é a mesma coisa, ou melhor, todo feriadão as pessoas morrem nas rodovias do país e ninguém toma providências definitivas. Não mais o que dizer sobre tudo isso, pois somos um país rodoviarista que não possui rodovias decentes e seguras. Que contrasenso, hein? As pesquisas demonstram a todo momento as péssimas condições das rodovias brasileiras, a falta de policiamento eficaz e a inexistência de campanhas permanentes de educação no trânsito. Alguém deveria ser responsabilizado criminalmente por isso, ou não? No Brasil, somente haverá um jeito para consertarmos as desgraças nas rodovias, na saúde pública e demais serviços públicos humanos básicos, que é a criação de uma lei que possa responsabilizar criminalmente as pessoas físicas responsáveis por esses tipos de morte, em vez de haver o processo sobre a figura abstrata do Estado. Quando o primeiro responsável for colocado na cadeia, aí, sim, estaremos iniciando um processo de evolução humana no Brasil.
é pulverizado, as pessoas não têm noção da dimensão da tragégia, que é a mesma da queda de um avião.
é pulverizado, as pessoas não têm noção da dimensão da tragégia, que é a mesma da queda de um avião.
NÃO DIRIJA BÊBADO NESTE CARNAVAL
Prezado leitor, se você gosta de beber e acha que pode dirigir depois de tomar alguns ou muitos goles, não se ofenda e responda as perguntas abaixo para você mesmo e, se achar conveniente, passe este questionário para os seus amigos: Você acha que pode dirigir bêbado ou mesmo tendo bebido "moderadamente"? Você acha que os acidentes somente ocorrem com os outros? Você acha realmente que tem controle do volante quando bebe? Qual a desculpa que você dá para os seus filhos quando dirige depois de ter bebido? Como você pode recomendar aos seus filhos que não dirijam bêbados? Você se acha esperto evitando a blitz da Lei Seca pelo twitter? Você se acha melhor que os outros? Você quer fazer parte das estatísticas das mortes de trânsito? Você que ser um assassino, caso você venha atropelar pessoas ou causar um acidente com vítimas fatais? O que você quer neste Carnaval? Reflita e dê uma olhada nas fotos abaixo, que retirei da Internet. Lembre-se que o binômio Álcool-Direção pode ser mortal e também mudar a sua vida e de outros numa fração de segundos. Será que vale a pena arriscar?
Imagem: Clip-A
Foto: UOL Notícias
Foto: UOL Notícias
Imagem: Clip-A
Foto: UOL Notícias
Foto: UOL Notícias
PARA QUE SERVE A PLACA DE PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR?
A placa de regulamentação acima, código R-6c, indica, de forma imperativa, que é PROIBIDO PARAR E ESTACIONAR, e o desrespeito à sua mensagem constitui uma infração de trânsito. Entretanto, os motoristas brasileiros, especialmente os cariocas, parecem desconhecer a mensagem dessa placa ou fazem questão de ignorá-la, deliberadamente, na certeza da impunidade.
No Rio de Janeiro, mais precisamente na av. Nossa Senhora de Copacabana, na Zona Sul, todo o lado esquerdo de seu trecho mais movimentado, entre as ruas Santa Clara e Figueiredo Magalhães, tem essa placa, mas os motoristas de táxi, carros de passeio e caminhões de entrega param ali em qualquer horário, principalmente nos horários de rush, e não são reprimidos pela Guarda Municipal ou PM. Cabe ressaltar que esse trecho é muito bem policiado, tanto pela Guarda Municipal como pela PM, mas os motoristas ficam tranquilos e param à vontade. Os táxis são campeões nesse tipo de infração, pois pegam passageiros em frente ao IBEU ou à Galeria Menescal, atrapalhando o trânsito na região e contribuindo para aumentar ainda trânsito.
O DRIBLE NA LEI SECA NÃO É UMA BOA JOGADA
Sem dúvida alguma, a Lei Seca é um instrumento legal muito importante para a sociedade e veio para ficar, visto que há um grande apoio dos poderes públicos e parece haver uma grande seriedade e honestidade nas operações de rua. Felizmente, ainda não há relatos de corrupção dos agentes e policiais durante as blitzen, especialmente aqui no Rio de Janeiro. Entretanto, existem pontos fracos nas operações da Lei Seca, tais como: enormes anúncios das blitzen com balões de gás; repetição sistemática dos locais da operação, em locais óbvios; em operações somente em horários noturnos. Além disso, há o quase inevitável problema dos twitter, que alertam as pessoas para as blitzen, facilitando a vida daqueles inconsequentes cidadãos que insistem em dirigir alcoolizados. Nesse caso dos twitters, seria muito difícil uma ação repressora dos poderes públicos, já que não há como impedir o acesso das pessoas à Internet. Penso que somente campanhas contínuas de conscientização poderiam diminuir essa prática autodestrutiva da população. Paralelamente, as operações poderiam ocorrer em mais pontos, simultaneamente, e de forma mais ágil, em horários e locais improváveis. De qualquer forma, a Lei Seca é um sucesso e o drible que as pessoas aplicam nas blitzen não é uma boa jogada, pois estão jogando contra elas próprias, cujo resultado pode ser um gol contra.
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