sábado, 19 de novembro de 2011

um plastico do derivado de milho .

Brasileiro estuda utilização do milho como alternativa ao Bisfenol A


Um novo polímero, desenvolvido a partir de derivados do milho por um pesquisador brasileiro em parceria com cientistas dos Estados Unidos, pode substituir em resinas epóxi o bisfenol A, composto também utilizado em policarbonatos que gera produtos plásticos, como garrafas e mamadeiras, e que está sendo banido em diversos países, incluindo o Brasil.
A invenção rendeu ao professor Luiz Henrique Catalani, do Instituto de Química (IQ) da Universidade  de São Paulo (USP), e aos outros três autores da descoberta o prêmio Thomas Alva Edison Award 2011.
O brasileiro se juntou aos pesquisadores americanos em 2004, durante um pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey (NJIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. Na época, uma das possibilidades levantadas foi desenvolver produtos baseados em um composto derivado da glicose do milho, chamado isosorbídeo. Com base nessa substância, os cientistas deram origem a um novo polímero para compor resinas tipo epóxi, que são utilizadas em larga escala em plásticos rígidos, como placas de computador, embalagens e revestimentos.
Uso do Bisfenol A, substância usada na fabricação de plásticos como os da mamadeira, vem sendo proibido 
Uso do Bisfenol A, substância usada na fabricação de plásticos como os da mamadeira, vem sendo proibido 
“Esse novo polímero é importante tanto pelo fato de ser proveniente de insumos da biomassa – e, portanto, uma alternativa aos derivados de petróleo – como também por substituir o bisfenol A em resinas epóxi”, disse à Agência Fapesp.
De acordo com o pesquisador, o composto que está sendo proibido em diversos países – por ser um mimetizador de estrógenos (hormônios), entre outros efeitos – é utilizado em diversos produtos como um agente plastificante.
Já produzido em escala comercial a partir do milho, o isosorbídeo também poderia ser obtido a partir de outras matérias-primas, como a cana-de-açúcar. “Certamente, a cana-de-açúcar seria uma alternativa para obter esse produto, porque dela se obtém glicose em grande quantidade”, explicou.
Com a Agência Fapesp
Tags: bisfenol, epoxi, mamadeiras, plasticos, polímero ,FONTE JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário