sábado, 7 de abril de 2012

Avalanche soterra 124 soldados e 11 civis no Paquistão

Avalanche soterra 124 soldados e 11 civis no Paquistão

 

[-] Texto [+]

ISLAMABAD, 7 Abr (Reuters) - Uma avalanche soterrou no sábado um acampamento militar paquistanês perto da geleira de Siachen, na fronteira com a Índia, enterrando 124 soldados e 11 civis, sem sinais de sobreviventes 17 horas depois do incidente, informou o Exército.
A neve deixada pela avalanche tinha uma profundidade de 25 metros e se estendia por aproximadamente um quilômetro, disse a o canal de televisão estatal citando o porta-voz do Exército, o general Athar Abbas.
As vítimas ficaram presas em um dos lugares mais inóspitos da terra, numa altitude de 4.500 metros perto do glaciar de Siachen na cadeia de montanhas de Karakoram.
A área também é uma das fronteiras militares mais tensas do mundo, onde indianos e paquistaneses têm se confrontado em uma disputa territorial que já dura décadas.
Onze funcionários civis que prestavam serviços para os militares ficaram enterrados junto com os soldados do Batalhão de Infantaria da Luz do Norte 6, disse o exército em nota.
Uma equipe de resgate de helicóptero foi colocada à procura dos soldados com a ajuda de cães farejadores.
Siachen está localizada no norte da Caxemira, de maioria muçulmana. O território está no centro de uma amarga disputa entre a Índia e o Paquistão e foi objeto de duas de suas três guerras desde a independência da Grã-Bretanha, em 1947.
Forças indianas e paquistanesas, que juntas respondem por cerca de 10 mil a 20 mil soldados, se enfrentam nas montanhas acima da geleira Siachen na Cordilheira Karakoram desde 1984.
Ambos os países estão levando a cabo um processo de paz provisório e é esperado que o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, se reúna no domingo com o primeiro-ministro Manmohan Singh, na primeira visita à Índia de um chefe de Estado paquistanês desde 2005.
Siachen, em território isolado, está localizada 6 mil metros acima do nível do mar. Especialistas militares dizem que o clima inóspito e terreno propenso a avalanches têm provocado mais mortes do que as armas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário