Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak em 2008, o movimento reúne voluntários para recolher lixo das cidades e realizar programas educativos sobre consumo consciente em escolas públicas. Neste domingo, a capital carioca terá 20 EcoPontos, que funcionarão das 9h às 17h, recebendo o lixo recolhido pela população. Esses locais foram estruturados pela Eccovida, ARERJ (Associação dos Recilcladores do Estado do Rio de Janeiro) e ACAMJG (Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho), da qual Tião Santos - personagem do documentário “Lixo Extraordiário” - e coordenador de logística da ação é presidente. O lixo reciclável será depositado nas caçambas cedidas pela BrasilPET e encaminhado para as cooperativas de catadores. O restante dos rejeitos será recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura.
“Contamos com a participação maciça da população do Rio de Janeiro. Esse é um importante trabalho de conscientização e o engajamento de todos é fundamental para o sucesso do projeto, em sua primeira edição no Brasil”, afirma a diretora executiva da Atitude Brasil, empresa responsável pela organização do movimento no País, Marta Rocha. “Somos o primeiro País a realizar o Limpa Brasil Let´s do it! em sete cidades e pretendemos servir de exemplo para que outros países participem dessa causa.”
Os interessados em participar do movimento podem se cadastrar no site www.limpabrasil.com e colaborar com a divulgação, organização e logística no dia da ação. No dia 2 de junho (quinta-feira), quem se inscreveu para trabalhar nos pontos de coleta poderá participar de uma oficina de capacitação, na qual aprenderá sobre os métodos para recolhimento do material, os cuidados necessários e a utilização da ferramenta de mapeamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário