quarta-feira, 9 de maio de 2012

 

O bairro Riacho Grande, em São Bernardo, está sem terminal de ônibus há cerca de um ano. A estação que havia entre as ruas Rio Acima e Antônio Caputo foi destruída quando caminhão tentou passar pelo local e danificou a estrutura. Sem os coletivos, a área passou a ser utilizada como estacionamento por comerciantes e moradores do entorno.
No fim de abril do ano passado, após o acidente, a Prefeitura prometeu que "em breve" iria reconstruir o equipamento, mas não divulgou prazos. O terminal era utilizado por de cinco linhas, entre municipais e intermunicipais. Sem a estação, os passageiros aguardam os ônibus em um abrigo convencional na Rua Antônio Caputo. Segundo usuários, o ponto não atende de forma adequada a demanda do bairro.
"É muita gente para pouco espaço. Fica todo mundo amontoado no ponto, principalmente quando chove. Seria muito melhor se o terminal fosse reconstruído", reivindica a auxiliar de produção Elieinia Guedes, 39 anos.
Outra reclamação é de que, com apenas uma parada, aumentou a desorganização entre os coletivos. O antigo terminal tinha quatro plataformas, divididas conforme os itinerários. "Muitas vezes, quando tem um ônibus parado aqui, o motorista que vem atrás passa correndo e não para. Já fiquei para trás várias vezes", lamenta a auxiliar de enfermagem Jacira Maria Trindade, 44. Na avaliação da passageira, a antiga divisão das linhas evitava esse tipo de problema.
Até o fechamento desta edição, a Prefeitura não havia informado se irá reconstruir a estação no bairro. A administração também não respondeu quantos passageiros utilizam o sistema de transporte municipal no Riacho Grande.
OUTROS TERMINAIS
Até 2016, a Prefeitura de São Bernardo pretende inaugurar quatro term
inais no município. O primeiro a ficar pronto será no Alvarenga, que também deverá abrigar estação final da Linha 18-Bronze do Metrô.
Os outros três locais que receberão terminais são os bairros Batistini, Vila São Pedro e Rudge Ramos. Também estão previstas outras oito estações de conexão, que abrigarão quantidade menor de linhas em relação aos terminais convencionais.
Cruzamento da Lions com Vergueiro reabre na 6ª
O prefeito Luiz Marinho (PT) anunciou ontem que o cruzamento da Avenida Lions com a Senador Vergueiro será reaberto ao trânsito na sexta-feira. A passagem estava fechada desde janeiro para construção do viaduto que transpõe o anel viário.
Com a liberação, o fluxo na Rua Vivaldi será interrompido para que seja finalizado o acabamento da via. O rebaixamento, que começou em abril de 2010, deve ser entregue no dia 19, segundo Marinho. O investimento é de R$ 25 milhões.
O prefeito acredita que as mudanças feitas na Lions são importantes para minimizar os congestionamentos em São Bernardo. Porém, destacou que é preciso ação em conjunto com as demais cidades para garantir a fluidez. "Não adianta São Bernardo fazer essa obra enorme, que custou milhões, e Santo André, por exemplo, se recusar a remanejar um semáforo para pedestres que fica no fim do viaduto."
Marinho afirmou que a partir de 2013 o Consórcio Intermunicipal deverá traçar plano para propor soluções aos gargalos de tráfego. "Precisamos pensar o problema em conjunto para tentar resolvê-lo", apontou. (Camila Galvez)







Nenhum comentário:

Postar um comentário