sábado, 25 de maio de 2013

SBC amplia acesso de famílias aos cursos profissionalizantes do Pronatec

Ana Lúcia
da redação
Com o objetivo de ampliar o acesso das famílias de baixa renda ao ensino profissionalizante, a partir deste mês a Prefeitura de São Bernardo do Campo passa a inserir a população atendida pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) na oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo a gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), até então, os inscritos eram selecionados por meio da Sedesc e da Secretaria de Educação, entre cadastrados em algum programa de transferência de renda do município. "A partir de agora, os Cras passam a funcionar como mais uma porta de entrada para quem quiser ter acesso aos cursos profissionalizantes, o que amplia as possibilidades e contribui para a democratização do processo", ressalta.

Ao proporcionar qualificação profissional, o Pronatec aumenta as possibilidades de inserção de pessoas de baixa renda nas oportunidades de trabalho disponíveis. Há vagas para pessoas com diversos níveis de escolaridade, desde quem tem letramento inicial até alunos com ensino médio, dependendo do curso.

Em São Bernardo, de janeiro de 2012 a março de 2013 foram efetuadas 1.048 matrículas em cursos ofertados pelo Pronatec. Para 2013, foi pactuada a oferta de 2.056 vagas.

A cidade conta com cinco Centros de Referência em Assistência Social, localizados nas regiões do Riacho Grande, Jardim Esmeralda, Montanhão, Alvarenga e Centro.

Pronatec - Criado em outubro de 2011, o Pronatec faz parte do programa Brasil Sem Miséria, do governo federal, e oferece gratuitamente cursos de qualificação profissional com duração mínima de 160 horas para pessoas de 16 a 59 anos. Custeados pelo Ministério da Educação, em São Bernardo os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai).

São diversas opções de cursos como desenhista mecânico, soldador, lubrificador industrial, montador de móveis, operador de computador, desenhista de moda, operador de injetoras e extrusoras de plástico. As aulas, gratuitas, estão sendo realizadas em duas escolas do Senai: Mário Amato e Almirante Tamandaré.









Nenhum comentário:

Postar um comentário