sábado, 25 de maio de 2013

FONTE BOL
No último quartel do séc XVIII ( 1775-1800 ), quando ocorreram esses fatos, todo o Brasil tinha, aproximadamente, 50 cidades ( Vilas ), das quais a metade estava na província de Minas Gerais. Só para comparar, Vila Rica ( Ouro Preto ) tinha 160.000 habitantes ( pasmem ) e São Paulo tinha 12.000 habitantes! Se havia algo que podia ser chamado de PIB, esse algo era escrito com quatro letras: Ouro! E desse PIB, transcrito por "Ouro", mais de 95% da produção "nacional" era em Minas Gerais. A população brasileira era de +/- 1.500.000 ( um milhão e meio ) de pessoas entre livres e escravos ( e não considerados os povos indígenas, pois não faziam parte do ciclo de exploração portuguesa e já eram sistematicamente perseguidos e dizimados pelos conquistadores portugueses e seus descendentes brasileiros ). Dessa população 800 mil pessoas, ...livres e escravos, viviam em Minas Gerais. Só para se ter uma idéia, toda a população do atual Estado de Santa Catarina, a época, era de menos de 10 mil habitantes. Estou dizendo tudo isso, porque , vez ou outra, leio artigos de "historiadores" que questionam a nacionalidade da Inconfidência Mineira, ou seja: eles não tem capacidade intelectual para analisar as coisas à época do fato; eles analisam com os olhos de nossa época atual! Mais de 30 pessoas estiveram envolvidas no episódio, apenas Cláudio Manoel da Costa, foi assassinado na cadeia, e Tiradentes enforcado. Além de dentista, Tiradentes era engenheiro, construiu ou deu manutenção em vários trechos, inclusive pontes, da Estrada Real que ligava Minas ao Rio, tinha projetos para resolver o problema de abastecimento d'água da Vila de São Sebastião do Rio de Janeiro e também do porto dessa localidade. Falava francês, embora não fosse intelectual! Tiradentes foi o maior herói que esse país já teve!
  •  

    Alguns de voces deve voltar a ler mais um pouco, desta história que marcou até hoje esta data tão importante para todos.

    Conclusão : Tiradentes pode ser considerado um herói nacional. Lutou pela independência do Brasil, num período em que nosso país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direitos de desenvolver indústrias em seu território e o povo sofria com os altos impostos cobrados pela metrópole. Nas regiões mineradoras, o quinto (imposto pago sobre o ouro) e a derrama causavam revolta na população. O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário