quarta-feira, 30 de abril de 2014

Uma batata quente na mão prefeitos paulista

Para cumprir PNE, SP precisa criar 285 mil vagas de creche em seis anos

 


Em São Paulo
O Estado de São Paulo precisa criar quase 285 mil vagas em creches até 2020 para cumprir as metas previstas no projeto do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso há três anos. Segundo a proposta de lei, a taxa de atendimento de creches deverá ser de pelo menos 50% daqui a seis anos. A conclusão é de um estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) divulgado nesta terça-feira, 29.
A taxa de atendimento das crianças de zero a 3 anos no Estado era de 33,3% em 2012, com cerca de 837 mil matrículas. Para atingir a meta do PNE, o total deve chegar a 1,12 milhão. "Nos bairros pobres das regiões metropolitanas, como as zonas sul e leste da capital, ainda temos a maior demanda não atendida", diz a diretora executiva da fundação, Maria Helena Castro.
O estudo alerta, porém, que, se mantido o ritmo de crescimento observado entre 2009 e 2012, a quantidade de vagas criadas até o fim da década será de 761 mil, o que garante 71,2% de atendimento da demanda.
Segundo a fundação, as creches públicas, de administração direta do governo ou por convênio, ainda respondem pela maior parte do atendimento (81,8%). O crescimento no período analisado foi maior na rede conveniada (71%) do que na administração direta (41,4%). "Precisamos melhorar os sistemas de acompanhamento do modelo pedagógico e das condições de oferta, tanto nas creches públicas quanto nas privadas", defende Maria Helena.
O diagnóstico também aponta a necessidade de elevar os gastos dos municípios com educação infantil de 9%, média atual, para 13,3%. "As prefeituras têm dificuldade com o custeio e a manutenção das creches", afirma a diretora. Outras recomendações aos gestores são priorizar o atendimento de crianças pobres, como as de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, e as com menos de 2 anos.
Ampliar

Creche municipal de SP tem aula de ioga e massagem para bebês20 fotos

2 / 20
Os alunos do CEI (Centro de Educação Infantil) Lar de Crianças Ananda Marga têm aula de ioga uma vez por semana. ?Vemos muitos casos de violência doméstica e de pais que estão presos, então a creche precisa ser um espaço de acolhimento para essas crianças?, afirma a diretora Silvia Helena de Oliveira Leia mais Leonardo Soares/UOL

terça-feira, 29 de abril de 2014

Clique ciência: Quais os maiores astros do Universo?

do UOL
 

               

Superaglomerados de galáxias podem ser considerados as maiores estruturas do espaço. Eles são uniões de estrelas, planetas, poeira cósmica e matéria escura, ligados uns nos outros. Alguns dos principais superaglomerados são o de Virgem, que contém a Via Láctea, o de Peixes-Baleia e o de Ursa Maior. O superaglomerado Cordão Linear Perseus-Peixes atinge 1 bilhão de anos-luz (na foto) Jean-Charles Cuillandre (CFHT) & Giovanni Anselmi (Coelum Astronomia), Hawaiian Starlight
Os superaglomerados de galáxias podem ser considerados as maiores estruturas do espaço. As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira cósmica e matéria escura. Reunidas, formam aglomerados. Esses têm ligações entre si, constituindo, assim, superaglomerados.
"Os astrônomos acreditavam antes que os aglomerados de galáxias eram as maiores estruturas", diz a professora Sandra dos Anjos, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG/USP).
"Descobertas posteriores, porém, permitiram afirmar que alguns desses aglomerados não estão isolados uns dos outros", complementa. "Os superaglomerados foram descobertos na década de 1950 pelo astrônomo Gérard de Vaucouleurs", afirma.
Essas estruturas de galáxias são medidas em milhões de anos-luz. Um ano-luz é a distância percorrida pela luz no período de um ano do nosso calendário. Consiste em cerca de 10 trilhões de quilômetros.
Alguns dos principais superaglomerados são o de Virgem, que contém a Via Láctea, o de Peixes-Baleia e o de Ursa Maior.  "O superaglomerado Cordão Linear Perseus-Peixes atinge a ordem de 1 bilhão de anos-luz", diz Sandra.
Não há um ponto específico no Universo em que existam muito mais galáxias do que em outros. "A distribuição das galáxias no espaço é relativamente homogênea", afirma Sandra.
Nas fotografias do céu usadas no estudo dos astrônomos, as estrelas, da própria Via Láctea, aparecem como pequenos pontos. Já as galáxias são percebidas porque formam manchas maiores, em forma de elipse ou de espiral.
Estima-se que existam mais de 100 bilhões de galáxias no Universo observável. Boa parte delas não foi ainda catalogada. As primeiras a serem notadas foram as mais brilhantes, como a galáxia de Andrômeda. Isso não quer dizer, contudo, que essas sejam as maiores – são apenas as mais brilhantes.
"Nós ainda não entendemos exatamente como as galáxias se formam", diz Rubens Machado, do Departamento de Astronomia do IAG. "Mas sabemos que elas são quase tão antigas quanto o próprio Universo. As primeiras galáxias devem ter se formado quando o Universo era muito jovem, apenas 500 milhões de anos após o Big Bang".
Ampliar

Imagens do espaço 2014200 fotos

1 / 200
28.abr.2014 - O astrônomo amador Jose Manteca conseguiu capturar imagens impressionantes do Sol. Tudo isso foi feito direto do seu jardim, em uma cidade próxima a Barcelona, na Espanha. Apaixonado por astronomia, desde 2011 ele vem retratando imagens do espaço com um equipamento simples: uma câmera DSLR Jose Manteca/Barcroft Media

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Aécio cortará metade dos ministérios 'se for eleito'
O Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta segunda-feira, 28, em palestra na Associação Comercial de São Paulo que o Brasil vive hoje "uma perversa e perigosa herança", resultado das gestões do PT. Depois de dizer, ironicamente, que o País não foi descoberto em 2003, numa crítica indireta ao ex-presidente Lula, o tucano disse que um dos maiores problemas que o Brasil enfrenta é a perda de credibilidade.Nas críticas à gestão petista, o presidenciável tucano lamentou o fato de o governo ter apostando apenas no crescimento  via consumo e disse que a inflação está alta, saindo do controle e o crescimento é pífio - o que, segundo Aécio, estaria prevenindo o apagão. Ele falou de mudanças que faria em um possível mandato. "Se for eleito, e creio que o PSDB tem condições para isso, vou acabar com metade dos atuais 39 ministérios e simplificar o sistema tributário", afirmou. "Hoje há uma concentração absurda nas mãos da União".Aécio disse que o atual governo não administra o Brasil, mas governa as pesquisas eleitorais. E criticou o que classificou de aparelhamento sem limites no País, citando a Petrobras que, segundo ele, vive o pior momento de sua história. "Não é possível que o Brasil seja governado de forma perdulária". Aécio arrancou risos da plateia ao dizer que o ministro das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos (PSD-SP), é o homem certo no governo errado mas não falou que quando era governo   pirataria tucana até hoje são sabemos o foi feito com dinheiro das privatização, o  Brasil vivia com o pire na pedindo esmola do FMI, nós vivia nas filas para comprar um botijão gás isto é gestão Tucano o  Aff é o vice governador do estado ele não sabe a melhor coisa na politica é ser oposição conhecemos vocês tucanooooooooooooo

A cada 15 minutos, uma pessoa contrai dengue em MG; 10 morreram neste ano

do UOL 
Dez pessoas morreram por febre hemorrágica e complicações provenientes da dengue em Minas Gerais somente neste ano. No total, 11.279 casos da doença foram confirmados no Estado em 2014, praticamente um a cada 15 minutos.
Somente na última semana foram confirmados 2.447 casos da doença, a maior parte no interior do Estado. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, nesta sexta-feira (25).
As mortes foram registradas nos municípios de Campo Belo, Curvelo, Juiz de Fora, Paracatu e Prata; também houve duas mortes em Divinópolis, e três em Passos.
Vítimas do Aedes Aegypti em Minas Gerais
  • 2008 - 42.368 casos, 16 mortes
  • 2009 - 48.742 casos, 24 mortes
  • 2010 - 194.636 casos, 106 mortes
  • 2011 - 32.085 casos, 22 mortes
  • 2012 - 22.105 casos, 18 mortes
  • 2013 - 367.528 casos, 117 mortes
  • 2014* - 11.279 casos, 10 mortes
    * Entre 1º de janeiro e 25 de abril
Fonte: Secretaria de Saúde de Minas Gerais

No ano passado, os mineiros enfrentaram a maior epidemia de dengue na história do Estado, com o registro de 367.528 casos da doença e 117 mortes. Essa situação representou um aumento de 1.572% em relação a 2012.
Foi identificado a reintrodução do Sorotipo DEN-4 em Minas Gerais, um tipo da doença que não circulava no Estado há 30 anos, segundo a Secretaria de Saúde. Com esse tipo da dengue, a população com idade inferior a 30 anos está mais suscetível à infecção.
Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde, a troca de prefeitos em cerca de 83% dos 823 municípios mineiros provocou uma desmobilização das equipes de controle e vigilância da doença no Estado.
Ampliar

Veja dicas para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue14 fotos

10 / 14
PNEUS: faça furos na parte inferior de pneus para evitar que se tornem depósitos de água. Se não tiver uso, descarte-os para a reciclagem Claudio Capucho/ Fotoarena

Sintomas são febre, náusea, vômitos e tonturas

Historicamente, o período de maior incidência da doença é entre os meses de novembro e maio, quando as condições do clima são favoráveis à reprodução do mosquito.
No caso da dengue clássica, os sintomas são febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, perda do paladar, manchas e erupções na pele, náuseas, vômitos, tonturas e dor no corpo, sobretudo nas articulações.
Na dengue hemorrágica, mais grave, o quadro clínico do paciente se agrava rapidamente. A pessoa começa a ter insuficiência circulatória e choque, o que pode levar à morte em até 24 horas.
Ampliar

Conheça alguns mitos e verdades sobre a dengue 21 fotos

11 / 21
O mosquito infectado pode não transmitir a doença VERDADE: o vírus se aloja na saliva do mosquito, que é utilizada durante a picada para sugar o sangue. A chance de transmissão, nestas condições, é grande e praticamente inevitável, mas pode eventualmente não acontecer. Isso porque, apesar de contaminado, o vírus presente no mosquito pode estar ainda em período de incubação que dura, em média, dez dias. Só depois desse período ele pode ser transmitido, o que pode acontecer várias vezes durante o ciclo de vida do mosquito, de cerca de um a dois meses Leia mais Divulgação/Folha I

domingo, 27 de abril de 2014

LDO de São Bernardo .mostra futuro pessimista         

              
Fonte Diário do Grande ABC
               

A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias de São Bernardo) para 2015 apresentou alta em relação à peça vigente, mas mostrou tendência de queda a partir de 2016, reflexo da diminuição do fôlego da produção e venda automotivas. A perspectiva de retração nas finanças municipais vai coincidir com o fim do mandato do prefeito Luiz Marinho (PT), que terá de entregar chaves de seu gabinete no dia 31 de dezembro de 2016.

O documento, que norteia a formulação do Orçamento, indicou arrecadação total de R$ 4,9 bilhões para o próximo ano (incluindo administrações direta e indireta), 2,83% a mais do que os R$ 4,78 bilhões estimados para este ano. Em 2016 e 2017, entretanto, as receitas serão de R$ 4,29 bilhões e R$ 4,32 bilhões – recuo de 12% na comparação com 2015.

Marinho minimizou a projeção, dizendo que os números serão mais precisos quando houver estimativa real do repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – tributo que é uma das principais fontes de receita da Prefeitura. A quantia destinada ao município está atrelada ao desempenho das atividades econômicas do município. No caso de São Bernardo, a indústria automotiva.

Avaliação preliminar de especialistas no setor indica redução na produção e nas vendas de carros para este ano, o que impactaria diretamente nas finanças da Prefeitura. “Tem de trabalhar, projetar e provocar novas atividades econômicas. É o caso do Grippen (a fabricante sueca de caças Saab optou por construir sua sede em São Bernardo). Para não ficar tão dependente do setor automotivo”, disse Marinho, após apresentação.

A LDO também vislumbrou redução na capacidade de investimento do município até 2017 – primeiro ano do futuro prefeito eleito de São Bernardo. Marinho trabalha atualmente com índice de 32% de possibilidade de realizações, percentual que cairá para 23,2% em 2016 e chegará a 18% em 2017. “(Esse valor) Significa que a saúde financeira da cidade está excepcional, graças a Deus”, sacramentou o chefe do Executivo, argumentando que a retração decorre do alto número de financiamentos contraídos pelo Paço.
ÀS MOSCAS
A apresentação da LDO, no Teatro Cacilda Becker, no Centro, contou com participação de 73 pessoas, maioria servidores comissionados e secretariado. A alegação para o esvaziamento foi o trânsito na região central da cidade por volta das 18h. O evento estava marcado para começar às 19h e atrasou por mais de uma hora.
 

sábado, 26 de abril de 2014


Operação policial trava ruas de São  .Bernardo              


                Fonte  Diário do Grande ABC                         
Uma operação da Polícia Civil de Diadema, que fez bloqueios na Avenida Piraporinha para combater roubos e furtos de veículos, travou o trânsito na vizinha São Bernardo. Às 22h, as vias da cidade ainda apresentavam tráfego intenso, reflexo da tarde e noite tumultuadas.
A ação da polícia começou por volta das 13h e foi encerrada perto das 18h. Avenidas como Lucas Nogueira Garcez, Faria Lima e Vergueiro ficaram totalmente paradas. Motoristas chegaram a levar duas horas para contornar o Paço. Vias como  Rua  Jurubatuba e Marechal Deodoro também ficaram congestionadas.
Os efeitos foram sentidos também na Via Anchieta, que registrou 13 quilômetros de lentidão na pista

Conheça o misterioso livro escrito em idioma indecifrável

  
Manuscrito Voynich, descoberto em 1912, traz ilustrações de objetos estranhos e texto em língua que intriga especialistas
Um livro escrito em um idioma que não existe e ilustrado com plantas e criaturas nunca vistas é um dos grandes mistérios da Bibilioteca Beinecke de Manuscritos e Livros Raros da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

O livro é conhecido como Manuscrito de Voynich, uma homenagem ao comerciante de livros usados Wilfrid Voynich, polonês naturalizado britânico que teria descoberto o misterioso livro na Itália, em 1912.

Desde então, o texto se transformou em obsessão de vários especialistas e gerou muitas teorias, algumas científicas e outras mais absurdas.

"Minha favorita é a que fala que (o livro) é um diário ilustrado de um adolescente extraterrestre que o esqueceu na Terra antes de partir", disse em tom de piada o curador da Biblioteca Beinecke, Ray Clements.

O manuscrito é, na verdade, um livro pequeno, do tamanho de uma das reedições de clássicos da literatura que geralmente são impressos pela editora Penguin.

A capa é frágil, feita de couro desbotado, da cor de marfim desgastado.

Ao todo são 240 páginas ilustradas. Os desenhos parecem coisas descritas em visões alucinógenas, plantas estranhas, símbolos astrológicos, criaturas em forma de medusas e o que parece ser uma lagosta.

Em uma das imagens pode-se ver um grupo de mulheres nuas de pele muito pálida, que deslizam pelo que parece ser um tobogã de água.

O texto está escrito com tinta cor marrom e me faz recordar a descrições do idioma dos elfos, criação do escritor inglês J.R.R. Tolkien, autor de livros como O Hobbit e O Senhor dos Anéis.
Simon Worrall


Fuga para a Inglaterra
 

Wilfrid Voynich nasceu em 1865, era de origem polonesa e vivia na Lituânia, território que, na época, pertencia ao Império Russo. Ele foi preso e enviado para a Sibéria por exercer atividades revolucionárias.

Voynich conseguiu escapar da Sibéria através da Manchúria e fugiu para a Inglaterra.

Em Londres, ele estabeleceu uma livraria especializada em textos de segunda mão, que acabou se convertendo em um centro onde se reuniam os exilados políticos que viviam na capital britânica - e atraía nomes como Karl Marx.

Voynich afirmava que encontrou o manuscrito em um seminário jesuíta, nos arredores de Roma, chamado Villa Madragone.

No manuscrito estava anexado o que parecia ser uma carta escrita em 1665 por Johannes Marcus Marci, um físico do Sacro Império Romano.

A carta dizia que o livro chegou a pertencer a Rodolfo 2º, imperador do Sacro Império Romano (1576-1612) e que provavelmente seria obra do alquimista inglês Roger Bacon.
Outros dois possíveis autores que estariam envolvidos com o manuscrito seriam John Dee, mago e astrólogo da rainha Elizabeth 1ª, e um dos seguidores de Dee, Eward Kelley.

Voynich se referiu ao livro como "o manuscrito com a mensagem codificada de Roger Bacon".


Atração

Simon Worrall

Desde então, o manuscrito se transformou em um imã de mentes brilhantes.O americano William Friedman, um dos grandes criptógrafos do século 20 e que criou a Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), a instituição que recentemente teve grande destaque no mundo graças às denúncias de espionagem de Edward Snowden, passou 30 anos de sua vida tentando decifrar o código do manuscrito.

E as novas teorias sobre o misterioso livro se multiplicam. Um botânico aposentado dos Estados Unidos disse recentemente que algumas das plantas eram originárias da América Central. Já um especialista britânico garantiu que, depois de aplicar seus conhecimentos em linguística, conseguiu traduzir dez palavras.

Falsificação


No entanto, é possível que o próprio Wilfrid Voynich tenha falsificado o livro.

Um dos artifícios mais comuns na história da falsificação é o de um comerciante de livros raros que "descobre" um manuscrito desconhecido.

Voynich é conhecido por ter este "toque mágico". Afirma-se que ele teria adquirido uma grande quantidade de pergaminho e que aplicou seu bom conhecimento de química, obtido na Universidade de Moscou, para produzir tintas com pigmentos parecidos com os usados na Idade Média.

É possível que, ao ter falsificado o manuscrito, Voynich fez o que muitos falsificadores já tinham feito: criou um segundo documento para validar o primeiro e dar a ele uma origem plausível.

Mas, até que sejam feitas análises e exames das tintas e pigmentos do manuscrito, o mistério deste livro continuará seduzindo atuais e futuros "Voynicologistas".

E até agora só se conseguiu determinar que o couro data do século 15

Isto  é impressionante como a ciência está evoluindo em nosso planeta conturbado

Música faz idosa com  parkinson voltar a caminhar e dançar

do UOL       

  • A britânica Christine Reeve (à esquerda), que sofre de Parkinson, e a fisioterapeuta Fiona Lindop A britânica Christine Reeve (à esquerda), que sofre de Parkinson, e a fisioterapeuta Fiona Lindop
A britânica Christine Reeve, 73 anos, sofre de parkinson há oito anos. Só recentemente, no entanto, ela descobriu que é capaz de andar e até dançar com naturalidade ao ouvir certos tipos de música - algo que ela achava que nunca mais seria capaz de fazer. A principal delas é "Tiger Feet", do Mud, um clássico dos anos 70.
A descoberta ocorreu quando ela comentou com o fisioterapeuta que queria ouvir um pouco de música durante a atividade e ele lhe arranjou um I-Pod com músicas dançantes. Os especialistas ficaram surpresos com o progresso que a paciente apresentou com a música.
Ela começou com "Tiger Feet", mas descobriu que outras músicas em ritmo de marcha produziam o mesmo efeito, como "Bad Moon Rising", do Creedence Clearwater Revival, McNamara's Band, de Bing Crosby. Segundo Christine, a batida faz com que ela tenha controle sobre seu corpo.
A fisioterapeuta Fiona Lindop, da equipe de parkinson do Derby's London Road Community Hospital, ficou tão impressionada com os efeitos da música sobre a paciente que está tentando obter recursos para um estudo sobre o tema.
Depois de presenciar o caso de Christine, ela passou a testar o uso de música com outros pacientes e obteve diferentes resultados.
Já se sabia que o uso do metrônomo (aparelho que ajuda músicos a manter o ritmo durante o estudo) é útil para pacientes com Parkinson. Mas o estudo tentará comprovar que a música pode ser ainda mais eficaz, não só para melhorar os movimentos dos pacientes, mas também sintomas como insônia, dificuldade de engolir e demência.
O mal de Parkinson é uma doença neurológica incurável e os sintomas incluem tremores, rigidez e lentidão nos movimentos. Também pode causar fadiga, dor e depressão.
(Com Daily Mail)
Ampliar

Michael J. Fox aparece em evento beneficente de fundação de Parkinson6 fotos

3 / 6
O

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Feijão, ervilha e grão de bico ajudam a reduzir o colesterol, diz estudo

do UOL   
 
  • A ingestão de 130 gramas - aproximadamente três quartos de xícara - de leguminosas cozidas ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL em aproximadamente 5% A ingestão de 130 gramas - aproximadamente três quartos de xícara - de leguminosas cozidas ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL em aproximadamente 5%
Comer quantidades pequenas de leguminosas como ervilha, grão de bico, feijão e lentilha parece reduzir o colesterol LDL, ou colesterol ruim.
Ao realizar uma análise de experimentos clínicos randomizados, pesquisadores descobriram que a ingestão de 130 gramas - aproximadamente três quartos de xícara - desses alimentos ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL em aproximadamente 5% em comparação com dietas semelhantes sem esses alimentos. Esse grau de redução sugere que ataques cardíacos e outros incidentes cardiovasculares importantes tenham diminuído de 5 a 6%, escreveram os pesquisadores.
A análise foi publicada no periódico The Canadian Medical Association Journal e inclui 26 experimentos envolvendo 1.037 voluntários com idade média de 51 anos. Os acompanhamentos tiveram duração média de seis semanas.
Os experimentos não descobriram efeitos da ingestão de legumes sobre outros indicadores de risco cardiovascular como apolipoproteína B e colesterol não-HDL (colesterol total menos HDL ou colesterol bom).
O Dr. John L. Sievenpiper, um dos autores do estudo do Hospital de St. Michael de Toronto, afirmou que a dieta do americano típico inclui menos de 28 gramas de legumes ao dia.
"Isso precisa ser pensado como mais uma forma de baixar o colesterol", afirmou.
Ampliar

Conheça alguns mitos e verdades sobre colesterol19 fotos

4 / 19
O colesterol desempenha várias funções importantes no organismo. VERDADE: trata-se de um composto vital que participa, por exemplo, da produção de hormônios sexuais, vitamina D e bile, esta última necessária para realizarmos a digestão das gorduras vindas da alimentação. "Ele participa, ainda, da síntese de vitamina E e previne contra perdas excessivas de água por evaporação, o que acarretaria problemas de desidratação e morte", salienta a nutricionista Vanderli Marchiori, especialista em Nutrição Clínica Funcional. Tipo de lipídio presente em cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração, 70% é fabricado naturalmente pelo próprio organismo, no fígado, enquanto os outros 30% vêm da alimentação ::

quinta-feira, 24 de abril de 2014


se a justiça não melhorar os brasileiros vão agir com as  pró pras   mãos não tem jeito
tem muito ladrão o povo já perdeu a paciência 
Leandro Veras, de 18 anos, suspeito de atacar o mototaxista Francisco Batista na noite de quarta-feira (23), em Manaus, foi agredido e encontrado com vários hematomas pelo corpo e dentes quebrados depois de atirar contra o motorista.
Segundo  o site A Crítica, após uma tentativa de roubo frustrada, Leandro disparou contra Francisco quando ele tentou fugir. A ação provocou revolta nos colegas do motorista que acompanhavam a moto e desferiram vários socos, chutes e pontapés contra o suspeito.
A 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foi acionada e requisitou o apoio do Samu para encaminhar o suspeito e a vítima às unidades de saúde. A vítima foi atingida de raspão no abdômen e não corre risco de morte.
As investigações sobre o caso estão sendo realizadas pelo 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Manaus
Fonte BOL

Aspirina reduz em 50% risco de câncer colorrestal quando há gene específico


 Em Washington
A aspirina reduz em 50% o risco de câncer colorretal, mas apenas nas pessoas portadoras de genes que produzem um nível elevado da enzima 15-PGDH, de acordo com estudo divulgado nesta quarta-feira (23) pela revista americana "Science Translational Medicine".
Várias pesquisas já demonstraram que esse analgésico está vinculado a uma redução do risco de câncer em geral e de doenças cardiovasculares, mas esse novo estudo de longo prazo permite identificar melhor as pessoas que podem se beneficiar da aspirina para prevenir o câncer de cólon.
Os especialistas analisaram tecidos de 270 indivíduos com câncer de cólon, que faziam parte de um grupo de 127.865 participantes do estudo. Eles foram acompanhados por três décadas.
Constatou-se que as pessoas com um perfil genético que não lhes permite produzir níveis elevados da enzima 15-PGDH quase não se beneficiam das propriedades preventivas da aspirina contra o câncer colorretal.
"Os indivíduos (que participaram do estudo) que tinham taxas elevadas de 15-PGDH e tomavam aspirina reduzieram à metade o risco de contrair câncer de cólon", explica o médico Sanford Markowitz, professor de Genética do Câncer na Faculdade de Medicina da University Case Western Reserve em Cleveland (Ohio), principal autor da pesquisa.
"Os que tinham baixos níveis de 15-PGDH não obtiveram qualquer benefício com a aspirina", acrescentou.

quarta-feira, 23 de abril de 2014


Imagem 18/18: 22.abr.2014 - Um rapaz suspeito de praticar furtos foi amarrado de cueca a um poste por populares, em Ipatinga (217 km de Belo Horizonte) na última quinta-feira (17). Depois, os "justiceiros" usaram fios de energia elétrica para açoitar o garoto. Segundo a Polícia Militar, o jovem de 18 anos foi dominado por moradores do Morro do Sossego, no bairro Veneza, que o acusaram de ser autor de uma série de furtos na região. O rapaz, que não teve o nome revelado, teria afirmado à polícia ter dívida com traficantes da comunidade              Fonte  Jornal Diário do Aço

.que maravilha
ECO IDEAS  quem disse que qualquer  pessoa não pode ter uma horta  muita linda

terça-feira, 22 de abril de 2014


Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1443663-alckmin-nega-abuso-em-medida-que-multa-desperdicio-de-agua-em-sp.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.
O documento baseou-se nos depoimentos de ao menos quatro testemunhas à Comissão da Verdade da cidade de São Paulo, entre elas Josias Nunes de Oliveira, motorista do ônibus que bateu contra o Opala.
Em maio deste ano, a comissão de São Paulo enviou ofícios à presidente Dilma Rousseff, ao STF (Supremo Tribunal Federal), ao Congresso e à CNV para que os órgãos reconhecessem que JK foi assassinado.
Nas declarações contidas no relatório da comissão paulistana, o perito criminal Alberto Carlos de Minas afirmou ter visto um buraco no crânio do motorista do Opala com características que indicavam que poderia ter sido provocado por um projétil de arma de fogo.
"O orifício do crânio do motorista de Juscelino é algo que vimos. O fragmento de metal achado dentro do crânio do cadáver na exumação foi explicado como um prego do caixão. Como um prego do caixão vai entrar dentro do crânio de um cadáver?", questionou Natalini em referência ao argumento oficial empregado pelo regime ditatorial. "Isso é um conto, não sei como o país pode ter acreditado nisso", declarou o vereador em maio deste ano.

JK e ditadura

Quando os militares deram o golpe, o PSD, partido de Juscelino, apoiou a derrubada do ex-presidente João Goulart. Em meados da década de 70, quando a ditadura já definhara, JK se opunha ao regime, assim como outros políticos, como Carlos Lacerda, da UDN.
Juscelino era tido pelos militares como adversário do regime, já que cogitava-se a possibilidade de JK querer voltar à Presidência.

segunda-feira, 21 de abril de 2014


um período de polarização entre a esquerda e a direita, faça suas escolhas e veja como você passaria pelos 21 anos da ditadura no Brasil
Jogue

Ampliar

Galeria de presidentes do Brasil28 fotos

27 / 28
Governo Lula (2003-2010): Na presidência, a gestão de Lula manteve altos índices de aprovação e popularidade, descolando-se das denúncias de corrupção que atingiram seus auxiliares. A redistribuição de renda foi o principal destaque. Programas sociais como o Bolsa Família, a expansão do crédito e o aumento de empregos formais e do salário mínimo (que passou de R$ 200 em 2002 para R$ 510, em 2010) permitiram a ascensão de classes mais pobres Leia mais Ricardo Stuckert - 1º-jan.2007/Presidência

Generais da ditadura dão nome a 717 escolas do Brasil; públicas dominam lista de homenagens
 

Governo Médici (1969-1974): "Milagre econômico" e a tortura oficial

(Atualização em 13/3/2014, às 08h17)
Os generais que lideraram o golpe de 1964 e permaneceram 21 anos no poder, justificaram o regime militar como medida adequada para solucionar as crises de instabilidade governamental do período democrático-populista.
Os militares golpistas concebiam a democracia representativa e multipartidária brasileira, em vigor no período populista, como a principal causa dos conflitos que desestabilizaram os governos eleitos.
Descrentes do sistema democrático num país em desenvolvimento, os militares acreditavam que um regime de força, cerceador das liberdades políticas e constitucionais, fosse mais adequado às condições de um país como o Brasil.
Mas, ao mesmo tempo, a ditadura militar revelou-se um regime extremamente "anárquico". A anarquia provinha da própria instituição militar representada pelos oficiais da ativa. Nos mandatos presidenciais de Castello Branco (Arena), de1964 a 1967, Costa e Silva (Arena), de 1967 a 1969, e da junta militar (governo provisório de dois meses após problemas de saúde de Costa e Silva), a desordem e as conspirações militares desestabilizaram os governos.

Você na ditadura

  • Arte UOL Jogue e descubra como você viveria os 21 anos de ditadura no Brasil
Estabilidade política
O próprio Costa e Silva liderou conspirações contra o governo de seu antecessor, Castello Branco. A cada escolha de um general para ocupar a presidência, abria-se uma grave crise institucional.
O breve período de cinco anos que corresponde ao mandato do presidente Emílio Garrastazu Médici (Arena), de 1969 a 1974, foi o único momento em que o regime conquistou estabilidade política. Médici conseguiu apaziguar os quartéis ao permitir que as aspirações e interesses dos militares direitistas radicais, que defendiam o emprego sistemático da repressão policial-militar contra todos os opositores da ditadura, se expressassem em seu governo.
Por esse motivo o governo Médici correspondeu ao período da maior onda de repressão política da história do país.
O "milagre econômico"
O desenvolvimento e crescimento econômico advindos da estabilização da economia contribuíram para estabilidade governamental. O governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país.
Entre 1969 e 1973, a economia brasileira registrou taxas de crescimento que variavam entre 7% e 13% ao ano. O setor industrial se expandia e as exportações agrícolas aumentaram significativamente, gerando milhões de novos postos de trabalho. A oferta de emprego aumentou de tal modo que os setores industriais mais dinâmicos concorriam na contratação de trabalhadores assalariados.
A fim de sustentar e ampliar o desenvolvimento e crescimento da economia, o governo investiu grandes somas de recursos financeiros em infraestrutura (construção de grandes estradas, pontes, hidrelétricas, etc.). A maior parte desses recursos financeiros era de empréstimos estrangeiros.

Ampliar

Veja fotos históricas do golpe de 1964 e da ditadura militar (1964-1985)15 fotos

7 / 15
Copa do Mundo de 1970: Pelé levanta a Taça Jules Rimet conquistada no México, ao lado do presidente Emílio Garrastazu Médici (Arena). Além da conquista da Copa, no governo de Médici ocorreu um dos períodos de maior repressão e violência da ditadura Leia mais Ricardo Stuckert/Folha Imagem

domingo, 20 de abril de 2014

Polícia de Pernambuco faz maior apreensão de cocaína do ano

do UOL   um caminho sem volta 
  • Polícia de Pernambuco faz maior apreensão de cocaína do ano Polícia de Pernambuco faz maior apreensão de cocaína do ano
A PF (Polícia Federal) em Pernambuco divulgou neste domingo (20) que fez a maior apreensão de pasta base de cocaína registrada em Pernambuco este ano: 52,1 quilos, que estavam escondidos em uma carreta que passava pelo município de Xexéu (a 139 km de Recife). A cocaína, interceptada na quinta-feira (17), vinha do Mato Grosso.
A droga estava dividida em 50 tabletes e escondida na cabine da carreta, que levava bolsas plásticas até Vitória de Santo Antão (a 51 km de Recife). O caminhão estava parado num posto fiscal quando foi vistoriado pela PF.
Ampliar

Conheça esconderijos usados por traficantes para transportar drogas53 fotos

8 / 53
30.mar.2012 - Uma jovem de 20 anos foi presa no Aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN), ao ser flagrada com mais de dois quilos de cocaína em uma falsa barriga de grávida Leia mais Divulgação
Esta é a 11ª apreensão de drogas feita pela PF em Pernambuco este ano. Até a agora foram interceptados 132,1 kg de pasta base de cocaína, 79,5 kg de maconha e 17,1 kg de cocaína pura. Doze pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas.
A polícia informou que a droga foi fabricada na Bolívia e seria usada para abastecer vários pontos de venda de crack na região metropolitana do Recife, como Olinda, Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho.
Caso os 52,1 quilos de pasta base fossem transformados em crack eles renderiam 156 quilos da droga, o que corresponde a aproximadamente 625 mil pedras.
Ampliar

Site reúne fotos "artísticas" de apreensões de drogas28 fotos

10 / 28
15.mai.2013 - Blog na plataforma digital Tumblr reúne fotos "artísticas" de apreensões de drogas e outors produtos no Brasil. Os autores, que não revelaram a identidade, usam a criatividade para organizar o material apreendido, que vai de armas a dinheiro e drogas. A página pode ser acessada pelo site apreensaoearte.tumblr.com Reprodução / apreensaoearte.tumblr.com
Segundo a PF, o motorista Lauro José Schutz, 50, estava acompanhado da mulher e dos dois filhos, de 1 e 3 anos, quando transportava a droga. Em depoimento, Schutz disse que recebeu uma proposta de ganhar R$ 30 mil de dois homens, que não tiveram a identidade revelada, para transportar a droga do Mato Grosso até Vitória de Santo Antão.
Ele disse que aceitou por estar em situação financeira difícil e que foi a primeira vez que fez este tipo de transporte. A PF disse que o motorista não tem antecedentes criminais.
A mulher e os filhos estão em abrigo aguardando ajuda financeira da família para retornar ao Mato Grosso. A mulher disse que não tinha conhecimento de que o caminhão estava transportando droga.
O motorista foi preso em flagrante e levado para a superintendência da PF, em Recife, onde foi autuado por tráfico interestadual de entorpecentes. Ele foi levado para o Cotel (Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna), onde ficará a disposição da Justiça.
Ampliar

Campanha antidrogas mostra o 'antes e depois' de presos viciados14 fotos

1 / 14
Uma das transformações mais chocantes mostradas pela campanha é a de Amy. Ela tinha 25 anos quando foi presa pela primeira vez. O site Rehabs.com pediu a 200 pessoas que adivinhassem quantos anos se passaram entre a primeira e a última foto. As pessoas disseram, em média, 21 anos. Na realidade, se passaram dez anos Leia mais Reprodução Site Rehabs.com/Art
Bacias hidrográficas de SP não têm plano de emergência
               


Agência Estado
           o governo do estado de são Paulo, não tem capacidade de pensar em plano para o sistema de  água, transporte,  o  seja    um governo limitado quer tudo pronto desta forma é fácil governar ou governo ruim é este Geraldo   +cada povo tem o governante que merece
Mesmo com a previsão de possíveis cenários de escassez, nenhuma das principais bacias hidrográficas paulistas tem plano de contingência para eventos críticos como o vivido hoje pelo Sistema Cantareira. A constatação é do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Macrometrópole, concluído em outubro do ano passado pelo governo estadual. Segundo o documento, a necessidade de planejamento prévio para situações de emergência - secas ou cheias - está prevista na lei federal da Política Nacional de Saneamento, de 2007.O estudo traçou um diagnóstico da oferta de água na região formada por 180 cidades ao redor da capital, apresentou propostas para suprir o aumento da demanda até 2035 e avaliou os planos das oito bacias que compreendem as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Sorocaba e litoral norte, onde reside 74% da população do Estado. Entre elas, estão a do Alto Tietê, e a dos Rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), que dividem a água do Cantareira."Em função do crescimento das demandas, todos os planos preveem o agravamento das condições da oferta hídrica e alertam para a possibilidade de ocorrência de situações de escassez de água. No entanto, não estabelecem medidas específicas para serem administradas na ocorrência de eventos críticos", afirma o documento. "As únicas ações constantes nos planos referem-se a medidas preventivas, como o uso racional da água, gestão de demanda e o reúso", diz o estudo.Os planos de bacias são feitos pelos comitês formados por gestores públicos da área de recursos hídricos e das cidades da região, além de entidades da sociedade civil. De acordo com o especialista em Hidrologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Antônio Carlos Zuffo, a ausência de um repertório com ações de emergência previamente definido e integrado entre os municípios e as concessionárias de saneamento dá margem para que decisões políticas se sobreponham às medidas técnicas."Ao contrário de outros países, especialmente do Hemisfério Norte, onde a própria população se prepara para os cenários críticos, aqui no Brasil nos acostumamos a acreditar que esses eventos nunca vão acontecer. Hoje, estamos enfrentando uma grave crise de abastecimento de água e de energia e não temos planos capazes de gerenciar esses riscos. No caso do Cantareira, a população tinha de estar envolvida há muito mais tempo, e o racionamento deveria ter sido adotado há pelo menos três meses. Mas ao contrário. Nós continuamos a retirar mais água do que se pode", afirmou Zuffo.Segundo o Plano Diretor, a Bacia do PCJ, que compreende a região de Campinas, até tem um programa de Prevenção e Defesa Contra Eventos Hidrológicos Extremos, mas "nenhuma das ações propostas corresponde ao detalhamento especificamente voltado a um plano de contingência". No caso do Alto Tietê, onde fica a Grande São Paulo, o plano aponta o problema da escassez hídrica, mas não indica medidas de emergência em caso de colapso. Os gestores das Bacias do PCJ, Alto Tietê e Paraíba do Sul foram procurados, mas não foram localizados para comentar a ausência de planos de contingência.UrgênciaNo mês passado, o comitê anticrise que monitora o Cantareira recomendou à Agência Nacional de Águas (ANA) e ao Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) que apoiem as cidades abastecidas pelo manancial na Bacia do PCJ na elaboração de um plano de contingência. O mesmo pedido foi feito à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que deve informar o volume de água que vai captar até o fim do ano. Desde janeiro, a empresa já adotou o remanejamento de água de outros sistemas, lançou bônus para quem reduzir o consumo e diminuiu a pressão da água nas madrugadas. No próximo mês, deve começar a captar água do chamado "volume morto" do Cantareira e cobrar multa por aumento do consumo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.