sexta-feira, 25 de abril de 2014

Feijão, ervilha e grão de bico ajudam a reduzir o colesterol, diz estudo

do UOL   
 
  • A ingestão de 130 gramas - aproximadamente três quartos de xícara - de leguminosas cozidas ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL em aproximadamente 5% A ingestão de 130 gramas - aproximadamente três quartos de xícara - de leguminosas cozidas ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL em aproximadamente 5%
Comer quantidades pequenas de leguminosas como ervilha, grão de bico, feijão e lentilha parece reduzir o colesterol LDL, ou colesterol ruim.
Ao realizar uma análise de experimentos clínicos randomizados, pesquisadores descobriram que a ingestão de 130 gramas - aproximadamente três quartos de xícara - desses alimentos ao dia reduziu os níveis de colesterol LDL em aproximadamente 5% em comparação com dietas semelhantes sem esses alimentos. Esse grau de redução sugere que ataques cardíacos e outros incidentes cardiovasculares importantes tenham diminuído de 5 a 6%, escreveram os pesquisadores.
A análise foi publicada no periódico The Canadian Medical Association Journal e inclui 26 experimentos envolvendo 1.037 voluntários com idade média de 51 anos. Os acompanhamentos tiveram duração média de seis semanas.
Os experimentos não descobriram efeitos da ingestão de legumes sobre outros indicadores de risco cardiovascular como apolipoproteína B e colesterol não-HDL (colesterol total menos HDL ou colesterol bom).
O Dr. John L. Sievenpiper, um dos autores do estudo do Hospital de St. Michael de Toronto, afirmou que a dieta do americano típico inclui menos de 28 gramas de legumes ao dia.
"Isso precisa ser pensado como mais uma forma de baixar o colesterol", afirmou.
Ampliar

Conheça alguns mitos e verdades sobre colesterol19 fotos

4 / 19
O colesterol desempenha várias funções importantes no organismo. VERDADE: trata-se de um composto vital que participa, por exemplo, da produção de hormônios sexuais, vitamina D e bile, esta última necessária para realizarmos a digestão das gorduras vindas da alimentação. "Ele participa, ainda, da síntese de vitamina E e previne contra perdas excessivas de água por evaporação, o que acarretaria problemas de desidratação e morte", salienta a nutricionista Vanderli Marchiori, especialista em Nutrição Clínica Funcional. Tipo de lipídio presente em cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração, 70% é fabricado naturalmente pelo próprio organismo, no fígado, enquanto os outros 30% vêm da alimentação ::

Nenhum comentário:

Postar um comentário