segunda-feira, 14 de abril de 2014

Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, tem 6ª morte do ano

Violência no Maranhão82 fotos

76 / 82
20.jan.2014 - O governo do Maranhão começou a transferir nesta segunda-feira (20) os primeiros presos do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, para presídios federais de segurança máxima. No entanto, o número de transferidos e os locais de destino não foram informados pela Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), segundo a pasta, "por questões de prevenção e segurança" Leia mais Handson Chagas/Divulgação

Subiu para seis o número de detentos presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, no Maranhão. De acordo com a Sejap (Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária), duas mortes ocorreram apenas neste fim de semana: uma no final da tarde do último sábado (12), e outra neste domingo (13).
Segundo dados do CNJ (Conselho  Nacional de Justiça), 65 detentos foram assassinados na unidade desde o início de 2013.
De acordo com a Sejap, o detento morto no último sábado é João Atair Oliveira da Silva, de 18 anos de idade. João foi encontrado no corredor da unidade por monitores da penitenciária com perfurações pelo corpo.
O corpo de um interno identificado como Wesley de Sousa Pereira foi achado este domingo com sinais de estrangulamento em sua cela.
As razões da morte ainda não foram divulgadas, mas segundo informações da Agência Brasil, o caso está sob investigação da polícia.
Ampliar

UOL entra no complexo penitenciário de Pedrinhas14 fotos

2 / 14
10.jan.2014 - Triagem do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pedrinhas está superlotada; presos reclamam de falta de estrutura e insalubridade em celas Leia mais Beto Macário/UOL
Nos últimos meses, a penitenciária de Pedrinhas chamou atenção do país por conta do seu número de mortes, rebeliões e fugas.
O governo do Estado do Maranhão alega que foi de Pedrinhas que partiram as ordens para uma onda de ataques no fim de 2013 que atingiu delegacias e ônibus. Num dos ataques, Ana Clara dos Santos Souza, de seis anos de idade, morreu ao ter 95% do corpo queimado.
A crise no sistema prisional do Maranhão foi destaque no Brasil e no exterior o caso chegou ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.
O problema no Estado se agravou e o governo federal enviou tropas da Força Nacional e Segurança para o Estado.
De acordo com a própria Sejap, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas está superlotado. No início do ano, havia 2.196 presos no local, 426 a mais que a capacidade da unidade, que é de 1.770. (Com informações da Agência Brasil)

Violência no Maranhão - 12 vídeos


Nenhum comentário:

Postar um comentário